Agricultores familiares da região de Serrinha, no Território do Sisal, serão contemplados com 330 mil mudas de palma, distribuídas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).
A ação, acontecerá na próxima terça-feira (16), às 9h, no auditório da Casa Brasil, na 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária (CTDRSS) do Território do Sisal, no município de Valente, a 238 km da capital baiana.
Cada agricultor familiar (330 no total), de cidades como São Domingos, Queimadas, Nordestina e Biritinga receberá mil mudas de raquete de palma para a alimentação de rebanhos leiteiros bovinos ou caprinos. “A palma contribuirá para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da caprinovinocultura da agricultura familiar”, declara o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, que estará presente no evento.
De acordo com a gerente da EBDA em Serrinha, Célia Dourado Passos, a entrega das mudas acontecerá como um ato simbólico e continuará nos dias seguintes, atendendo aos agricultores da região. “Essa distribuição é muito importante para o fortalecimento da bacia leiteira da região, que após dois anos de seca, teve sua reserva alimentar quase dizimada”, destacou Célia Passos.
Para a entrega total de 11 milhões de mudas de palma forrageira, para agricultores familiares de vários territórios do semiárido baiano, foi feito um investimento de R$ 3 milhões, com financiamento da Casa Civil, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funceb). O Território do Sisal é o segundo a ser contemplado com as mudas prontas para o plantio e que poderão ser utilizadas como reserva estratégica, em períodos de longa estiagem, o primeiro foi Baixa Grande, contemplado com 100 mil mudas, no dia 28 de junho.
Por meio do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, idealizado e desenvolvido pela EBDA em 2011 – responsável pela ação de distribuição das mudas e assistência técnica – vários agricultores familiares serão incentivados para a produção de alimentos, com o objetivo de gerar trabalho, renda e inclusão social.
Além dos territórios Bacia do Jacuípe e Sisal, os próximos a serem assistidos são: Portal do Sertão, Semiárido Nordeste II e Piemonte Norte do Itapicuru.
Assimp/EBDA, 08/07/2013