Comunidades rurais do município de Euclides da Cunha no semiárido baiano estão recebendo 1321 cisternas de placas, através do Projeto Cisternas, um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) do Governo da Bahia e o Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade (SAJUC), uma ONG com sede em Sobradinho – BA.
Com o objetivo de vistoriar a execução das atividades do convênio, técnicos da SEDES estiveram visitando as comunidades beneficiadas pelo projeto. Na visita, foram verificadas as cisternas que estão sendo construídas, foram realizadas visitas às famílias para avaliar cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) realizados pelo SAJUC e foram verificadas as principais dificuldades para a construção de cisternas, a exemplo da falta de areia, que no município de Euclides da Cunha acontece por razão das chuvas que estão caindo naquela região.
O Projeto Cisternas está sendo executado pelo SAJUC em Euclides da Cunha, desde 2012 e encontra-se na fase de construção, com um ritmo satisfatório de execução, embora sejam necessários ajustes, como afirma o técnico da SEDES, Natanael França: “O SAJUC já passou pela fase de cadastramento de famílias e as licitações do projeto e já está construindo as cisternas, como pude conhecer o trabalho in loco, inclusive acompanhei pedreiros trabalhando e conversamos com famílias beneficiadas”.
O Projeto Cisternas está sendo executado em diversas regiões do estado da Bahia e terá até o fim de 2013, 27 mil cisternas construídas, contemplando famílias de 53 municípios.
Por Vinicius Gonçalves / Comunicação – SAJUC