A VOZ DAS RUAS

*Tiago Carvalho

blogqspmanifestação0Boa tarde… Ontem pude vivenciar mais um importante dia para a democracia e participação popular diversa e complexa, na sua multiplicidade…

Cumprimos mais uma missão “exitosa” a meu ver, pois, resistimos aos problemas calados e parar a ponte foi dizer que o povo quando se uni fala alto e incomoda os surdos, mudos e cegos, mesmo que a pauta central do movimento não tenha sido a ilha, e sim as questões inerentes ao transporte.

A ilha acabou se tornando símbolo, pois, no imaginário das pessoas vive a importância da ilha, assim como, de saúde, educação, moradia, transporte e se alargam os problemas e a degradação humana fruto das ausências de políticas publicas que funcionem, o que é um paradoxo num país e região que ecoam as oportunidades, vindo gente de muitas nações investir no vale do são Francisco e explorar a mão de obra local, sem que, os governos dêem os subsídios, necessários a manutenção da vida com dignidade.

Víamos ontem um misto de gerações, a diversidade de semblantes, e pessoas, buscando entender e expressar suas angustias, pessoas cantando e tocando, conversando, lendo, descansando, e até mesmo nos atos reprimidos pelo exercito e a maioria dos manifestantes, representam as questões pelas quais o movimento se propôs a lutar.

A força repressora do estado estava lá na defesa, num jogo simbólico, por que também, entende seu papel e suas deficiências, como foi o caso da policia Federal e do exercito que buscaram conter os ânimos dos manifestantes que se exaltavam.

 Havia uma interação e objetivos comuns entre a policia e os manifestantes, quando da detenção de uma pessoa que ali estava aérea, e que mostrou o caráter pacífico do movimento, pois, não foi a ação da policia nem do exercito foram os próprios manifestantes, que desaprovavam as ações e indicavam os que ali não poderiam permanecer com tais atitudes, num exercício de poder dos dois lados. Negociávamos a retirada, reconhecendo a sensibilidade dos envolvidos e a compaixão humana. Às 2h da manhã, todos livres, refletindo e certos que a luta deve continuar.

Ficaram nítidos os ecos da necessidade de melhorias gerais. Batemos em retirada, pois, entende que as conquistas serão para toda a sociedade e a luta deve continuar como sempre, onde jovens, mulheres, crianças, idosos, cadeirantes e todos que sempre estarão presente.

 #OVALEacordou é um movimento integro e digno do respaldo e respeito da sociedade, pois é para a melhoria dessa, que Lutamos mesmo indo na contra mão dos que esperam os poderes constituídos, que vão fazer de tudo para tirar a legitimidade da luta, pelo reconhecimento de seus direitos, assim como priva a população de muitos outros.

É por mais justiça, igualdade social e geração de oportunidades para o jovem, para o trabalhador, para os ajustes de toda a comunidade que anseia e trabalha para colaborar por um Vale do São Francisco mais equilibrado, prospero e pacifico…

*Tiago Carvalho/Via face

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *