MATERNIDADE DE JUAZEIRO AUMENTA ATENDIMENTOS E INVESTIMENTOS

blogqp.maternidade

A Maternidade de Juazeiro vem desde agosto de 2010 realizando um trabalho diferenciado, humanizado e de qualidade a todas as mulheres e bebês da cidade e de 35 municípios circunvizinhos situados na região de Pernambuco e Bahia.

Mesmo com estrutura adequada, a atual gestão não mede esforços para continuar investindo em melhores serviços.

Em breve, será criado através da Rede Cegonha um Centro de Parto Normal, uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal , onde Juazeiro será uma das primeiras cidades do país a ser implantada, além da reforma do prédio e a criação de mais 52 leitos para a unidade hospitalar.

Atualmente, a unidade gasta, mensalmente, aproximadamente R$ 800 mil, sendo R$ 153 mil a contrapartida do Governo Federal. Nos últimos 6 meses, uma média de 3,6 mil ultrassonografias foram realizadas, além de 7 mil consultas para as gestantes. De agosto de 2010 até este mês, 9,5 mil partos foram feitos, tanto em mulheres de Juazeiro, como vindas de cidades da região, além do teste da orelhinha. A Média mensal de partos é de 450.

Muitos outros serviços foram implantados, como exames laboratoriais 24 horas (para acelerar os atendimentos), alojamento conjunto, vacinas (nos últimos 6 meses 1,4 mil vacinas foram aplicadas), diversos cursos e atualizações para os médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de serviços gerais e para as puérperas, nas áreas de Higiene, Condução do Parto, Qualidade de Vida no Trabalho, Preparação para a Gravidez, Aleitamento Materno, Cuidados com a Alimentação, Neonatologia, Projeto Gestante e do Bebê, Pré-Natal, dentre outros.

O secretário da Saúde, Cássio Garcia, fala da importância de investir em melhorias dos atendimentos oferecidos às mulheres e crianças. “Hoje a maternidade é uma unidade pública de referência na região. Isso devido ao tratamento humanizado, implantação de Programas do Governo Federal e investimentos na estrutura da unidade, isso sem contar as ações de valorização do servidor. Os avanços nas políticas públicas – para crianças e mulheres – continuarão sendo prioridade para a gestão, inclusive por conta dos investimentos às crianças conquistamos ano passado, os Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq)”, relembrou o gestor.

Na opinião da agricultora Edicleide Matos Varjão, 31 anos, moradora do distrito de Pinhões, a rapidez e a qualidade dos atendimentos são visíveis. “Há 8 anos tive um bebê em outra unidade da região e posso dizer que aqui tudo é diferente e bem melhor. Temos até direito a acompanhante e não nos falta nada, desde o medicamento, leito confortável, a assistência médica”, argumentou.

A dona de casa do povoado de Flamengo, localizado no município de Jaguarari, Ivania Gabriela da Silva Pereira, também elogiou o serviço. “Escolhi ter meu filho aqui porque tenho boas informações da unidade. Posso dizer que aqui tem aparelhos melhores, os profissionais são mais cuidadosos, enfim, recebi tudo que tenho direito”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *