SUCESSO: ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL ENCERRA WORKSHOP NO VALE DO SÃO FRANCISCO, A MAIOR EXPORTADORA DE MANGAS DO BRASIL

blogqsp.joseliaO VII Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco foi sucesso de público nos dois dias de evento.

O evento no Quality Hotel em Petrolina-PE, teve como diferencial a oferta de minicursos que atraíram dezenas de produtores, exportadores, instituições, associações, cooperativas, gerência de packing houses e profissionais de segurança alimentar. O encontro, promovido pela organização internacional National Mango Board (NMB) em parceira com a Valexport, contou com o apoio do Sebrae e da Embrapa.

Segundo o exportador e diretor de Marketing da Valexport, Caio Coelho, o National Mango Board já é parceiro do Vale do São Francisco há 8 anos. “A National Mango Board nos dá um suporte e acompanha a comercialização da manga dentro do mercado americano. Além de investir no fomento do consumo da manga dentro dos EUA, ela nos protege e defende abrindo as janelas de exportação do Brasil”, explicou Caio.

Ao fazer um balanço desses sete anos de evento, a diretora de Relações Institucionais da National Mango Board, Marilda Peele, destacou que quando o trabalho da organização foi iniciado no Vale do São Francisco, foi através da parceira com a Valexport e que instituições como o Sebrae e a Embrapa também passaram a auxiliar a National Mango Board a fazer um trabalho mais abrangente no Brasil. “Hoje a grande maioria da cadeia produtora da manga já conhece a National Mango Board e isso otimizou muito os resultados”, garantiu a diretora.

Em termos de exportação para os Estados Unidos, o Brasil está em 4ª lugar, com uma média de seis milhões de caixas por ano, representando cerca de 9% do volume importado pelo país norte americano. O maior exportador é o México com 58 milhões de caixas. Entre os exportadores brasileiros, o Vale do São Francisco concentra o maior pólo de fruticultura do país. De acordo com a Associação de Produtores e Exportadores do Vale, 95% das mangas exportadas pelo Brasil saem da região.

Ao longo da programação também participaram do Workshop o coordenador dos programas de exportações da VALEXPORT, Tássio Lustoza; o diretor de Pesquisa da NMB, Dr. Leonardo Ortega, Dr. Joston Simão de Assis (EMBRAPA); Dr. Sergio Nieto-Montenegro (Food Safety Consulting e Training Solutions); Eng. Johnny Jara (FME- Equador); Angel Garrama (PROMANGO – Peru); Eng, Laura Espinosa (NORMEX – México); Edvando Manoel de Souza (UVAGRO/MAPA-BA); João Guimarães Tanajura Filho (UVAGRO/MAPA-PE) e Carlos Augusto Martins Pereira (UVAGRO/MAPA-PE). De acordo com opiniões de participantes, cada edição anual do Workshop tem superado as edições anteriormente realizadas.

Josélia Maria

Assessora de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *