Alunos da Escola Municipal Santa Terezinha encerram curso do Guarda Mirim

Os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no bairro Dom Avelar em Petrolina, receberam na última quarta-feira (22), a última aula do curso Guarda Mirim, onde estudaram temas sobre Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cidadania, Defesa Civil e Ordem Unida. Essa é mais uma das três escolas que fizeram parte do Programa Municipal Guarda Mirim durante os meses de maio e junho, que já conta com mais de 100 crianças formadas na rede pública municipal.

As crianças com idades entre 8 a 12 anos participaram do projeto durante quatro semanas, os encontros dessa turma aconteceram nas quartas-feiras na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, órgão responsável pelo programa, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho. Em contato direto com o meio ambiente, os alunos receberam durante o curso ensinamentos tanto teóricos quanto práticos. “É gratificante ensinar a essas crianças. Nós começamos a perceber a disciplina delas, tanto aqui, como na escola. E esse é objetivo do Programa Guarda Mirim: aliar teoria e prática nesses ensinamentos de cidadania e meio ambiente”, concluiu o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

Durante a aula, as crianças mostraram-se entusiasmadas e disciplinadas. Para Jocicléia Rodrigues, tudo que foi ensinado tem sido muito importante. “Tenho aprendido muitas coisas aqui, o que mais gosto é quando falam sobre meio ambiente”, afirmou a estudante de 11 anos. Já para Yuri Santos, as aulas práticas disciplinares de Ordem Unida são as melhores. “Gostei muito de aprender a fazer continência, sentido. Tudo aqui foi muito legal”, declarou o estudante.

Cumprida a primeira fase, o próximo passo é realizar a prova e promover a formatura que será realizada em conjunto, com todas as turmas do ano, em novembro deste ano. Enquanto isso, novas turmas, em um projeto itinerante, já estão previstas para iniciar a formação. A novidade em levar o programa até as comunidades será realizada pela primeira vez nas comunidades de Izacolândia e Nova Descoberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *