Na expectativa de receber mais de 1 milhão de turistas neste “São João do Vale” de Petrolina, a
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur) organizou um Centro de Informações de Atendimento ao Turista (CIT) com o tema “Antes de botar o pé na trilha, passe no Centro de Informações Turísticas e adquira mais informações sobre nossa cidade” e capacitou estudantes do Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) para prestar serviços durante os Festejos Juninos, no período de 22 a 30 de junho.
São 11 estudantes, sendo dois bilíngues (inglês e espanhol), os quais foram preparados durante nove dias com palestras concedidas por Nadja Batista e Roberta Duarte (Sedectur), Rafael Leôncio (Agência Rafhatur), Helder Freitas (Gestor do Sebrae Petrolina) e Gislane Rocha (IF Sertão), na Sala de Reuniões do Centro de Convenções. As palestras trataram sobre o Turismo no Vale, as oportunidades negócios, o mercado de trabalho, o desenvolvimento turístico, a cadeira produtiva do trade turístico, além das informações sobre a infraestrutura da cidade, dos equipamentos, dos atrativos turísticos e culturais.
Para a estudante e coordenadora do grupo responsável pelo CIT, Catarina Bezerra, estagiária de turismo da secretaria, a iniciativa de montar este Centro de Informações Turísticas é importante para sua formação. “Está sendo de bom proveito para os alunos de turismo porque estamos colocando, realmente, em prática tudo o que vemos de teoria na faculdade e é um ponto a mais para o nosso conhecimento”, declarou.
Segundo Nadja Batista, organizadora do CIT, durante os festejos juninos, a Sedectur oferecerá a orientação sobre os roteiros turísticos, informações sobre o município, além dos atrativos turísticos, programação dos eventos, hospedagem, gastronomia e material informativo dos nossos equipamentos. “O turismo de Petrolina está vivendo uma oportunidade única de estruturação interna e estamos entusiasmados com o impulso que o turismo vem recebendo na região através de intervenções como essa”, afirmou.
O serviço será oferecido em um ponto fixo na cidade cenográfica e funcionará das 20h às 00h.