Guarda Mirim encerra curso com a turma do bairro Mandacaru

 

Na manhã desta segunda-feira (20), a segunda turma do ano do Programa Municipal Guarda Mirim encerrou mais uma fase para compor a corporação que já conta com 100 estudantes da rede pública. As 38 crianças do quinto ano A da Escola Professor Valter Gil da comunidade do Mandacaru encerraram o mês de aulas práticas e teóricas realizadas na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, órgão responsável pelo programa.Compondo as três turmas beneficiadas no mês de maio/junho com a ação, entre as do bairro Dom Avelar e da comunidade ribeirinha Porto da Ilha, o programa finalizará nos próximos dias as outras duas turmas, completando o ciclo de mais 109 crianças para compor a corporação da Guarda Mirim.


“Estamos felizes por concluir mais um ciclo. As crianças que são também alvo da preocupação do Prefeito Julio Lossio por representar o nosso futuro, recebem atenção especial dessa gestão com incentivo e investimento para que sua infância seja digna e, principalmente, cresçam com cidadania de posse dos seus direitos e deveres enquanto agente social. Continuamos trabalhando nessa direção e já temos atingido o objetivo”, afirmou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.


As crianças, de 8 a 12 anos de idade, participaram de 20 horas/aula, vendo temáticas sobre Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cidadania, Defesa Civil e Ordem Unida. Para a estudante Milene Antunes Coelho, de 10 anos, o período de aprendizado reforçou seu conhecimento aprendido na escola básica. “Me interessei desde o início em participar do programa e gostei muito do que aprendi. Achei bom aprender a marchar e sobre o meio ambiente e como devemos cuidar dele”, afirmou.


Para a professora Maria Ferreira, que acompanhou a turma durante o mês de aulas, os efeitos serão percebidos a curto e médio prazo, o que refletirá na vida deles enquanto estudantes e, principalmente, como cidadãos. “Ao final do curso, reforçamos a importância em participar já que reforça a conscientização de cada criança, fazendo-os levar a educação a sério”, concluiu a educadora.


Cumprida a primeira fase, o próximo passo é realizar a prova e promover a formatura que se realizará em conjunto, com todas as turmas do ano, em novembro desse ano. Enquanto isso, novas turmas, em um projeto itinerante, já estão previstas para iniciar a formação. A novidade em levar o programa até as comunidades será realizada pela primeira vez nas comunidades de Izacolândia e Nova Descoberta.

 

 

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *