Escolinha da Integração beneficiará 300 estudantes da rede pública de Petrolina

Contando com o entusiasmo de aproximadamente 300 crianças e adolescentes, a Secretaria de Esportes de Petrolina lançou, na tarde de ontem (20), a Escolinha da Integração. A meta é além de oportunizar aos jovens da rede pública de ensino o destaque no esporte, também criar hábitos saudáveis e formar cidadãos conscientes de suas funções dentro da sociedade. O evento aconteceu no auditório do Senai e contou com a participação das crianças dos sete primeiros núcleos da fase piloto do projeto e do prefeito Julio Lossio. Inicialmente, serão beneficiadas as crianças dos bairros São Gonçalo, Jardim São Paulo, Pedra Linda, Henrique Leite e Santa Luzia, na área urbana; e as áreas de sequeiro e ribeirinha – Atalho e Nova Descoberta, respectivamente, também serão contempladas com um núcleo que será composto por 40 estudantes, com idades entre 10 a 16 anos. Elas devem obedecer critérios de regularidade na escola, obter boas notas e ter bom comportamento na família e sociedade para continuar no projeto.

 

 

Realizado em parceria com o tetracampeão Ricardo Rocha, a Escolinha da Integração além de ocupar o tempo ocioso das crianças é também uma forma de incentivo à educação, um das metas da gestão Julio Lossio. “Temos o programa Nova Semente que já está bem consolidado. Um segundo tempo para ocupar nossas crianças é oportunizar a elas a Escolinha da Integração. Estamos iniciando com um grupo grande de 300 crianças em vários polos. Elas terão atividades físicas e de lazer. Além disso, acreditamos que com esse espaço vamos conseguir identificar novos talentos, mas, sobretudo reforçaremos que, além da bola, é muito importante priorizar a educação. Com isso, temos associado a família, a sociedade e a escola. Estamos muito entusiasmados”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

 

As aulas acontecerão no contra-turno (horário oposto ao escolar) e iniciarão no próximo dia 19 de julho, estendendo-se até o dia 15 de dezembro. Serão sete professores que reforçarão o aprendizado, complementando o que já é aprendido na rede pública de ensino. Na fase piloto, os alunos terão aulas na modalidade de Futebol de Campo, no entanto, em alguns meses também serão implantas outras modalidades, como o vôlei, o atletismo, judô e handebol.

 

“Pelo lançamento, já vemos que tudo dará certo. Com essa grande rede onde está o prefeito Julio Lossio e nossos parceiros como as Secretarias de Educação e Segurança Cidadã, percebemos que a Escolinha da Integração veio para formar cidadãos. Não só olharemos como atletas, mas também trabalharemos essas crianças, monitorando. Estaremos presente na vida deles de forma a contribuir com seu desenvolvimento”, acrescentou o Secretário de Esportes, Ailton Guimarães.

 

Realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Segurança Cidadã, esta última dará suporte no período de férias com aulas sobre Direito Humanos, Cidadania, Meio Ambiente, entre outros temas. O projeto também contará com o acompanhamento diário dos estudantes que deverão obedecer os critérios para continuar no projeto. A cada três meses, uma avaliação será realizada reforçando a presença da Secretaria de Esportes no desenvolvimento dos estudantes.

 

Satisfeita em poder oferecer essa oportunidade para seu neto, a agricultora Inês Bezerra da Costa destacou o quanto é importante ocupar os jovens com atividades educativas. “Meu neto sempre gostou de futebol e para ele é um grande incentivo. Tenho certeza de que esse projeto vai contribuir muito com a vida dele”, concluiu.

 

Ascom/PMP

Foto: Gilson Pereira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *