Santa Casa de Juazeiro passa por reformas para receber o CEREST

 


Há 15 dias, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, iniciou a reforma do primeiro andar do Centro de Especialidades Médicas (Santa Casa de Misericórdia), área onde funcionará o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Durante a obra estão sendo executados: troca parcial da rede hidráulica e total da rede elétrica, reparação das rachaduras, pintura, criação de novos espaços e manutenção em geral. 
Prevendo a ampliação da equipe, a nova estrutura do Cerest contará com 15 salas, onde funcionarão: o setor da triagem, sala para reunião, biblioteca, miniauditório, almoxarifado, copa-cozinha, salas para os profissionais (enfermeiro, médico, fisioterapeuta, assistente social e técnico em educação), recepção e banheiros para deficientes.

O Cerest é capacitado para atender trabalhadores urbanos, rurais, autônomos, informais, da rede pública e privada, portadores de doenças ocupacionais ou vítimas de acidentes de trabalhos. Os usuários devem ser encaminhados pela Rede Básica de Saúde. O Centro prioriza ações de promoção, proteção, assistência e vigilância a saúde do trabalhador, tanto no âmbito municipal como regional (macrorregião Norte do Estado).

Atualmente prestando assistência com seis salas, uma recepção, cozinha e banheiros sem adequação para os deficientes físicos, em Juazeiro, o Cerest funciona na Praça da Bandeira, 19, Centro e atende pelo telefone 3611 4921.


Prefeitura recupera, amplia e constrói novas unidades de saúde

Desde 2009, a prefeitura está acelerando a recuperação das unidades de saúde com o objetivo de entregar aos usuários espaços seguros, confortáveis e com estrutura adequada para oferecer atendimentos dignos.

Já foram viabilizadas 16 reformas e ampliações de 16 unidades de saúde, está em fase de construção a primeira Unidade de ProntoAtendimento do município (UPA), duas USF de Mandacaru, interior e Parque Residencial, na zona urbana da cidade. Mais 15 unidades de saúde estão previstas para serem construídas em Juazeiro, sete delas planejadas para este ano e mais oito com recurso garantido pelo PAC2.

A atual gestão também reabriu a Santa Casa como Centro de Especialidades Médicas e ano passado foi implantada no município a Maternidade Municipal, com gestão de qualidade, equipe de profissionais capacitada e atendimento humanizado.

“Muitas unidades foram encontradas pela atual gestão em más condições de funcionamento. Estamos organizando a estrutura física para melhor atender a comunidade. Muita coisa ainda tem que ser feita, mas já estamos avançando”, disse o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *