Campanha “Natal pede morada” é lançada em Petrolina e denuncia prioridades da Prefeitura, convocando população a lutar por casas populares para famílias carentes

Criada pelo Mandato Coletivo representado pelo vereador Professor Gilmar Santos, a campanha mobiliza a população por meio de um abaixo-assinado público, disponível até o dia 26 de dezembro, na Praça Dom Malan, em frente à Catedral da cidade

O vereador Professor Gilmar-PT lançou, nesta terça-feira (23), a campanha “Natal pede morada”, uma mobilização popular que cobra da Prefeitura de Petrolina a construção de casas, com recursos próprios do município, para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.

A campanha tem como principal instrumento um abaixo-assinado público, que será entregue ao Poder Executivo, exigindo políticas habitacionais efetivas para a população que hoje vive em ocupações de luta por moradia, em barracos improvisados, sem acesso adequado à água, saneamento básico e condições mínimas de dignidade.

Moradia é direito, não favor!

A iniciativa surge em um contexto de profunda desigualdade social em Petrolina, onde centenas de famílias – em sua maioria chefiadas por mulheres negras – vivem há anos em áreas ocupadas, enfrentando precariedade extrema. O vereador acompanha essas comunidades há mais de oito anos, atuando diretamente na defesa do direito à moradia digna.

“Enquanto o Natal é apresentado como um espetáculo milionário, muitas famílias seguem invisibilizadas, morando em barracos, sem banheiro, sem água, sem segurança. Moradia é um direito constitucional e o município precisa assumir sua responsabilidade”, afirmou Gilmar.

Denúncia de gastos e contraste social

O lançamento da campanha também ocorre após denúncia do parlamentar sobre o gasto de quase R$ 6 milhões em decoração natalina, realizado pela gestão do prefeito Simão Durando (União Brasil). Para o vereador, o valor evidencia um contraste inaceitável entre prioridades do governo municipal e a realidade vivida por quem não tem sequer um teto digno.

“Não é contra o Natal, é sobre escolhas políticas. Com uma fração desse recurso, seria possível iniciar um programa municipal de habitação popular e mudar a vida de muitas famílias. Se Jesus Cristo estivesse hoje celebrando seu aniversário, com certeza não escolheria gastar milhões em decoração. Jesus nasceu pobre, sem teto, filho de trabalhadores como Maria e José. Ele escolheria que os recursos públicos fossem usados para garantir moradia, dignidade e cuidado às pessoas que vivem exatamente como ele viveu: pobres, trabalhadoras e trabalhadores, sem casa”, destacou.

Mobilização no centro da cidade

Como parte da ação, o Professor Gilmar levou um grande banner da campanha para o centro de Petrolina, ao lado da Catedral, onde está instalada a principal decoração natalina da cidade. No local, a população pode assinar presencialmente o abaixo-assinado entre os dias 23 e 26 de dezembro, das 18h às 21h.

Além da assinatura presencial, o apoio também pode ser feito de forma online, por meio do site www.votapetrolina.com, ampliando o alcance da mobilização.

Solidariedade que vira política pública

A campanha “Natal pede morada” propõe transformar o espírito natalino em ação concreta: solidariedade que se traduz em política pública, orçamento e compromisso com a vida das pessoas mais pobres da cidade. Para o vereador: “O Natal só faz sentido quando ninguém é deixado para trás. Casa não é luxo, é dignidade. Abraçando essa campanha, Petrolina fará um natal com mais justiça social”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *