Remanso homenageia e relembra passagem missionária do Padre José Potter pela cidade e seu legado

A Diocese de Juazeiro-BA comunicou, com grande pesar e esperança na ressurreição em Cristo, o falecimento do padre José Daniel Potter, ocorrido na manhã desta sexta-feira (12), dia dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe. Aos 97 anos de vida e 71 anos de sacerdócio, Pe. José deixa uma história marcada pela fé, pela simplicidade e por um intenso serviço à Igreja e às comunidades por onde passou, especialmente para o povo de Remanso, onde construiu um dos maiores legados de sua missão no Brasil.

Pe. José estava internado há alguns dias no Hospital Memorial, em Petrolina, e vinha sendo acompanhado por uma equipe de Home Care em sua residência, durante a recuperação de uma pneumonia.

Um missionário que marcou Remanso

Natural da cidade e Diocese de Bridgeport, nos Estados Unidos, Pe. José chegou ao Brasil ainda jovem, enviado em missão. Ao longo dos anos, dedicou sua vida ao serviço pastoral e social, sempre atento às necessidades das comunidades mais vulneráveis.

Para os remansenses, o sacerdote deixou marcas profundas e inesquecíveis. Durante a construção da nova cidade de Remanso, após a transferência provocada pela barragem, foi graças à sua intervenção que as casas construídas pela CHESF tiveram melhorias significativas. Em um gesto firme e simbólico, chegou a derrubar jardins de algumas casas para demonstrar que estavam sendo mal executados, exigindo que o trabalho fosse refeito com dignidade e respeito às famílias.

Além de seu protagonismo nesse momento tão crítico da história local, Pe. José desempenhou vários trabalhos pastorais e sociais na região, sempre com olhar voltado aos mais necessitados. Ele foi figura essencial na criação da FISMER (Fundação de Saúde de Remanso) e da Creche São José, instituições que até hoje beneficiam a população.

Ministério dedicado e uma vida de serviço

Em sua trajetória na Diocese de Juazeiro, serviu nas paróquias Nossa Senhora do Rosário, em Remanso; Santa Teresinha (Piranga); Nossa Senhora de Fátima (Alto da Aliança); e Santa Teresinha de Lisieux (Carnaíba), além de ter atuado também na Diocese de Petrolina. Por onde passou, deixou o testemunho de um sacerdote próximo do povo, comprometido com a justiça e movido pelo Evangelho.

Nos últimos anos, residia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, onde recebeu o carinho da comunidade, das Irmãs de São Carlos Borromeu e de sua cuidadora e filha espiritual, Judite Rodrigues Oliveira.

Agora, como afirmam muitos fiéis, Pe. José se une no céu a outro grande missionário querido pelos remansenses: Padre Edmundo McCall. Juntos, seus olhares — agora eternizados no Reino de Deus — permanecem voltados para o povo de Remanso, que tanto amaram e serviram.

A Diocese de Juazeiro expressou profunda gratidão pelo testemunho de vida e ministério do sacerdote, convidando os fiéis a rezarem por seu descanso eterno. Informações sobre velório, sepultamento e Missas de despedida serão divulgadas em breve.

Com informações, Tovinho Regis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *