Reforçando o compromisso com a promoção da segurança e a redução de acidentes, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou esta semana, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no povoado de Caititu, as atividades de 2025 do projeto “Vida no Trânsito”. Neste ano, a iniciativa contemplou as escolas da zona rural, levando educação preventiva a centenas de jovens que estão diretamente expostos a situações de vulnerabilidade no cotidiano.
60 alunos participaram de uma atividade voltada à conscientização sobre direção segura. De janeiro a agosto de 2025, o Núcleo de Prevenção à Violência e Acidentes de Transportes Terrestres, registrou 4.095 notificações, incluindo acidentes envolvendo motocicletas, carros, atropelamentos de pedestres, bicicletas e outros meios de transporte.
Com base no monitoramento das notificações e nas demandas identificadas nas comunidades atendidas, o município seguirá em 2026 com uma programação intersetorial ampliada, fortalecendo estratégias de prevenção e garantindo que as ações cheguem cada vez mais até as escolas, localidades rurais e demais espaços do território.
O Núcleo atua na promoção da saúde, vigilância e prevenção, monitorando e fazendo análise das ocorrências relacionadas a violências e acidentes de transportes terrestres em Petrolina. A Prefeitura Municipal reafirma seu compromisso com a proteção da vida e a construção de um trânsito mais seguro para todos.