Diversas ações voltadas à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência serão realizadas pelo Governo de Pernambuco nas cidades de Serra Talhada e Petrolina, no período de 17 a 19 de novembro. Na programação estão previstas visitas a grupos e entidades de pessoas com deficiência, encontro com usuários do Programa Pernambuco Conduz (PE Conduz), o lançamento do Polo Petrolina da Central de Libras (CIL) e a apresentação da plataforma “Tá na Mão”.
As ações fazem parte do Programa Pernambuco Acessível, lançado pela governadora Raquel Lyra em fevereiro deste ano, reafirmando o compromisso da gestão com a inclusão social e a igualdade de oportunidades. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), reúne políticas de mobilidade, acessibilidade e comunicação inclusiva.
O programa vem alcançando bons resultados desde o seu lançamento. Em Petrolina, por exemplo, zerou a fila de espera de transporte, por meio do PE Conduz, ampliando o número de vans com a entrega de um novo veículo para o polo local. O governo também beneficiou instituições da cidade que atendem pessoas com deficiência com o Chamamento Público 002/2025, que destinou aporte financeiro para o fortalecimento de projetos de organizações da sociedade civil.
As ações serão ainda mais fortalecidas com a instalação da Central de Libras de Petrolina, que permitirá o agendamento de intérpretes para o acompanhamento de pessoas surdas em audiências públicas, atendimentos de saúde, entre outras necessidades, ampliando o acesso a direitos e cidadania para essa parcela da população.