Porque o dia 1 de novembro é o Dia de Todos os Santos?

Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. É o segundo dia da Estação de Todos os Santos. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião católica, por ser herdada a partir da tradição apostólica.

O sábado (1º) marca a chegada do mês de novembro, mas também marca a celebração de uma importante data para a Igreja Católica: o Dia de Todos os Santos.

A celebração, segundo explicou o padre Kléber Silva, de Tremembé (SP), começou a ser comemorada em Roma, na Itália, ainda no século IX.

“A Igreja celebra sua vocação à santidade, recordando todos aqueles cujos nomes estão escritos o livro da vida”, afirmou

De acordo com o pároco, apesar de ser comemorada sempre no dia 1º de novembro, a celebração é transferida anualmente para o domingo mais próximo, exceto quando o Dia de Finados cai no domingo — como é o caso deste ano.

Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a Todos os Santos e que ordenou que a data fosse celebrada a 1 de novembro. Este dia é também dedicado a homenagear todos os que já partiram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *