Na tarde desta segunda-feira (29), as Sereias do Rio, em parceria com o 9º Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia, promoveram um Encontro sobre Salvamento Aquático, dentro da programação oficial da Travessia do Nego D’água 2025. A atividade aconteceu na Kaikeria Arca Sport, na Orla II, reunindo público diverso para orientações práticas e teóricas sobre segurança no meio aquático.
O encontro trouxe dicas fundamentais de prevenção, cadeia de sobrevivência do afogado, técnicas de resgate no meio aquático e suporte básico de vida para leigos. A ação reforçou a importância de se ter conhecimento sobre salvamento aquático, já que pequenas atitudes podem salvar vidas em situações de emergência.
Para a idealizadora do projeto, Alice Rocha, o evento cumpre um papel de transformação social. “Quando pensamos na Travessia do Nego D’água, pensamos além do esporte. Esse encontro é a oportunidade de despertar a consciência coletiva, de trazer o cuidado e a segurança para quem vive e convive com o Rio São Francisco. É um momento de aprendizado, mas também de valorização da vida.”
A SDBM Aline Braz também destacou a importância da prevenção no ambiente aquático. “Falar sobre afogamento é contudo falar sobre prevenção. 99% das nossas ações devem ser voltadas para a prevenção. Rios, lagos e represas, de acordo com a Sobrasa, representam 76% dos óbitos quando se trata do assunto. Juazeiro é uma cidade agraciada pelas águas do Rio São Francisco e devemos ser prudentes quando se trata de meio aquático.”
1ª Travessia do Nego D’água – Serviço
1ª Travessia do Nego D’água
Data: 16 de novembro de 2025
Local: Orla de Juazeiro/BA – percurso da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) – Marinha do Brasil até a estátua do Nego D’água
Distância: 2 km
Público-alvo: Homens e mulheres, sem limite de idade
Valor da inscrição: R$ 100,00
Inscrições: Até 10 de novembro pelo link forms.gle/suww3HDmcuvYS5aL8
Mais informações: Instagram @travessiadonegodagua | @sereiasdo.rio ou pelo telefone (79) 99822-2717.
A primeira edição promete marcar a história esportiva e cultural de Juazeiro, reunindo atletas do Vale do São Francisco e de diversos estados do Brasil em uma celebração única das águas e da lenda do guardião do Velho Chico.