O encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e tem como objetivo consolidar as propostas construídas nas etapas municipais já realizadas nos 10 municípios do território. Além de debater os eixos temáticos, a Conferência também será responsável por eleger oito representantes que irão participar da etapa estadual, marcada para os dias 10 a 12 de novembro, em Salvador.
Para Ailton Batista, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Rural de Juazeiro (ADR), o momento é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao campo. “Essa conferência é uma oportunidade de consolidar ideias e propostas que nasceram nos municípios. É o espaço em que agricultores, instituições e sociedade civil contribuem juntos para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou.
As discussões giram em torno da formulação de diretrizes e ações que integram a Agenda Política Estratégica de Transformação Agroecológica dos Sistemas Alimentares no Brasil, sob o lema: “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”.