Exército realiza em Lagoa Grande atividades de certificação com treinamento de guerra e desfile da Operação Carcará 6

Lagoa Grande, no sertão do São Francisco, sedia nesta semana uma mega operação de treinamento e certificação do Exército Brasileiro. A Operação Carcará 6 reúne mais de 1.500 homens e mobiliza uma logística com mais de 200 viaturas, tendo como base as áreas de caatinga da Fazenda Tanque de Ferro, campo de treinamento do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga (72BI), localizado na região de Jutaí, distrito do município.

A programação de encerramento da Operação acontece nesta quarta-feira, 17, com a formatura das tropas que integram os estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Em seguida, às 16h, haverá desfile militar para autoridades e população. O desfile ocorre na Avenida Miguel Arraes de Alencar, na sede.

Conforme o comandante do Batalhão da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General Roberto Furtado Batista, o Exército Brasileiro possui 26 Brigadas, das quais 10 são forças de prontidão. “São forças que possuem resposta imediata a uma ameaça, então passam por uma capacitação mais intensa ao longo do ano. A partir de hoje, a região selecionada foi Lagoa Grande, pela primeira vez”, explicou.

Toda a logística do Exército estará presente no município. Participam do treinamento tropas de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, recebendo toda a força logística da Brigada.

“Também teremos em Lagoa Grande a verificação de todos os meios utilizados, a formatura de apronto operacional e, em seguida, o desfile com a apresentação das tropas para autoridades e sociedade. É o momento em que o Batalhão mostra seus meios, seu trabalho e sua tropa. Mostrar o Exército para a sociedade e afirmar que o Exército é tão brasileiro quanto todos”, acrescentou o General Furtado.

A união entre o Exército e os municípios se evidencia na programação, em que a Prefeitura de Lagoa Grande, por determinação da prefeita Catharina Garziera, se colocou à disposição para apoiar em tudo o que fosse possível. “É muito importante essa atividade, envolvendo a parceria institucional com o município. Trabalhamos em 37 municípios sob nossa responsabilidade, sempre atuando em integração com as autoridades locais em prol do desenvolvimento social e, claro, da nossa atividade-fim, que envolve a defesa da pátria, dos preceitos constitucionais, da lei e da ordem”, destacou o Coronel Rodrigo Paiva, comandante do 72BI da Caatinga.

A prefeita Catharina Garziera afirmou estar honrada em receber um evento tão grandioso. “A gente se orgulha em receber o Exército Brasileiro em nosso município e reforçamos o convite para que a população se faça presente”, concluiu.

Cinara Marques – jornalista

Foto: Santiê Comunicação

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *