*Sarah Fonseca
Muitos responsáveis se perguntam: “Será que adaptações na escola vão deixar meu filho acomodado?” 🤔
O objetivo das adaptações deve ser sempre criar caminhos possíveis para que o aprendizado de cada pessoa progrida de acordo as habilidades que ela já tem, em diálogo que as que precisa desenvolver.
No vídeo eu cito o exemplo da prova, que pode avaliar se a criança aprendeu um conteúdo, mas se o formato não é acessível, o que aparece não é a relação com o tema, e sim a dificuldade de responder daquele modo.
Uma avaliação adaptada não é um privilégio: é uma forma de garantir que o estudante mostre o que sabe e desenvolva confiança para avançar cada vez mais.
Adaptações bem conduzidas não limitam, elas fortalecem a percepção de auto-eficácia da criança, para que se encoraje a insistir no aprendizado, acolhendo singularidades e abrindo espaço para conquistas.
#Educaçãoinclusiva #NeuropsicologiaInfantil #Aprendizagem #Psicologiaescolar #Inclusão #Adaptaçõesescolares #Famíliaeescola #pdi
*Sarah Fonseca é psicóloga, formada na Univasf, com mestrado pela UFRJ, Universidade federal do Rio de janeiro, com especialização no atendimento a crianças especiais
Exijam o cumprimento do Plano de Educação Individual (PEI)!