Prefeitura de Juazeiro contesta números do anuário da segurança que coloca a cidade entre as mais violentas do Brasil

“Juazeiro avançou na segurança pública em 2025 com redução expressiva nos índices de criminalidade”, diz prefeito Andrei

A Prefeitura de Juazeiro explica que os dados divulgados recentemente pelo Atlas da Violência referem-se ao ano de 2024 e, portanto, não retratam o cenário atual do município. Desde o início da gestão, a segurança pública tem sido tratada como prioridade, com a adoção de medidas estruturantes e integradas para enfrentamento da criminalidade e promoção da paz social.

Entre as principais ações está a criação da Secretaria de Segurança Cidadã, responsável por fortalecer a atuação da Guarda Civil Municipal e ampliar o patrulhamento preventivo, com rondas 24 horas por dia e estratégias de inteligência voltadas à prevenção de delitos.

Em união com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, por meio das Polícias Militar e Civil, o município já apresenta resultados concretos. Segundo dados do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), houve uma redução de 15,1% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Juazeiro vem se destacando no norte baiano com a implementação de uma série de investimentos em segurança e infraestrutura urbana, entre os quais:

  • Reforço da Guarda Civil Municipal com novos armamentos e treinamentos especializados;
  • Entrega de 5 novas viagens para a GCM;
  • Viatura exclusiva para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher;
  • Reforço do efetivo com 192 novos policiais militares no CPRN;
  • Aquisição de 25 novas viaturas para a Polícia Militar e 5 para a Polícia Civil;
  • Ampliação da cobertura de iluminação pública em áreas urbanas e periféricas;
  • Requalificação de espaços públicos com foco em ocupação urbana.Na proteção das mulheres, a gestão também inovou com a criação da Secretaria da Mulher e Juventude, responsável por ampliar o funcionamento da Patrulha Maria da Penha para atendimento 24 horas, bem como ampliar o funcionamento da Delegacia da Mulher para os fins de semana.

A campanha “Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher” e a instituição do Selo Lilás reforçam as políticas públicas de enfrentamento e prevenção à violência de gênero, promovendo mais segurança e dignidade às cidadãs juazeirenses.

A Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com a promoção da segurança, atuando com responsabilidade, transparência e articulação institucional para garantir uma cidade mais segura para todos.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *