A Carreta da Mulher Pernambucana chega ao município de Petrolina nesta segunda-feira (14/07). A Praça Dom Malan recebe a estratégia estadual, que visa beneficiar mulheres que aguardavam há anos por exames ou consultas ginecológicas. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Com 5.914 atendimentos realizados desde o final de maio, a iniciativa reforça o diagnóstico precoce e o acolhimento das pacientes em todo o estado, levando cuidado e atenção especializada às mulheres pernambucanas.
A Carreta oferece exames e consultas com foco na saúde da mulher, como ultrassonografia de mama, colposcopia, mamografia, punção da mama guiada por ultrassonografia, biópsia de lesão de colo de útero, além de teleinterconsulta com mastologista e atendimento com ginecologista. Orientações educativas sobre cuidados preventivos e autoexame também são realizadas no local.
Para ter acesso aos atendimentos, às mulheres com idade entre 50 e 69 anos também podem realizar mamografias por demanda espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico. Os demais atendimentos são agendados pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), a partir de encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.
A gerente da VIII Regional de Saúde, Ana Célia Almeida, destaca a importância da chegada da Carreta ao Sertão do São Francisco como um marco para a saúde da mulher na região. “É com imenso prazer que recebemos a Carreta da Mulher aqui em Petrolina. Esse é um compromisso firme do Governo do Estado, liderado pela governadora Raquel Lyra, que tem olhado com sensibilidade e responsabilidade para as necessidades das mulheres pernambucanas”, disse Ana Célia.
A gerente ressaltou ainda que, “levar acesso à saúde, diagnóstico precoce e acolhimento a quem mais precisa, principalmente no Sertão, onde muitas vezes o acesso é mais difícil. Essa ação representa respeito, cuidado e um olhar humano para a nossa população.”
Para ser atendida, a paciente deve levar: Documento oficial com foto, cartão do SUS, comprovante de residência, exame preventivo, encaminhamento do médico para Ultrassom de mamas, encaminhamento médico para realização de colposcopia e para biópsia de mama e mamografia para as mulheres abaixo de 50 anos, de posse de encaminhamento médico para mamografia ou com achados clínico.