JUAZEIRENSES CELEBRAM O SERTÃO COM A PASSAGEM DO CORTEJO

blogqsp.cortejo
Foto ilustrativa

Saindo da Praça da Catedral, o Cortejo das Culturas dos Sertões foi o ponto alto da Celebração. Mais de mil artistas representando filarmônicas, vaqueiros, batucadas, grupos de dança e luta, fanfarras, teatro, dentre outras demonstrações culturais, preencheram as ruas de Juazeiro e fizeram a festa sob os olhos atentos e animados da população local. O evento mobilizou crianças e adultos que se divertiram e conheceram mais um pouco a respeito das manifestações populares presentes no vasto e rico universo da cultura sertaneja.

Os artistas que participaram do cortejo são provenientes da própria Juazeiro e de municípios vizinhos baianos e pernambucanos como Uauá, Curaçá, Canudos, Sobradinho e Correntina, o que demonstra que as fronteiras são irrelevantes quando o objetivo é celebrar e reverenciar uma cultura tão diversa e importante para a formação da identidade histórica dos brasileiros.

Abrindo o cortejo, a banda Rixô Elétrico animou o público que seguiu o minitrio enquanto dançava ao som das canções centradas na guitarra baiana de Fred Menezes: “A guitarra baiana nos permite reviver os primeiros carnavais e o acordeon remonta ao universo musical do forró, do xaxado, do baião de Luiz Gonzaga. O encontro destas manifestações é o verdadeiro espetáculo”, afirmou o músico. A festa seguiu pelas ruas até o Centro de Cultura João Gilberto, onde os participantes do cortejo foram recepcionados pelos cantadores locais Neto e Mundinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *