Iniciativa da Prefeitura garante empréstimo facilitado para ambulantes e barraqueiros com foco na geração de renda durante festa
Mais do que cultura e tradição, o São João de Petrolina é sinônimo de oportunidade e sustento para centenas de famílias que atuam na melhor festa junina do país. Para fortalecer ainda mais esse entre a economia popular e o evento, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina), lançou uma linha de crédito voltada exclusivamente para ambulantes e barraqueiros vinculados à Associação de Barraqueiros, Ambulantes e Eventos do Vale do São Francisco (ABAEV).
A nova linha oferece financiamento de R$ 1 mil e R$ 7 mil, com juros fixos de apenas 1% e pagamento em parcela única até dia 27 de junho de 2025. Os recursos podem ser usados para compra de mercadorias, aquisição de equipamentos ou estruturação dos pontos de venda, fortalecendo os pequenos empreendimentos que atuam diretamente no evento.
Para acessar o crédito, os detalhes devem apresentar documentos como identidade, comprovante de residência, plano de negócios ou demonstrativo de receitas e despesas, alvará sanitário e comprovação de vínculo com a ABAEV. O atendimento é realizado na sede da AGE Petrolina, localizada no Centro, próximo ao Shopping, das 8h às 13h.
Segundo a presidente da ABAEV, Maria Salomé, a iniciativa representa mais do que um suporte financeiro. É uma ação concreta de valorização do trabalho informal e geração de renda para famílias que dependem da festa para sobreviver. “ A linha de crédito da AGE chegou para fazer a diferença. Porque a gente sabe: o ambulante, aquele que vive só da venda nos eventos, muitas vezes não tem capital de giro nem para comprar um estoque. Com esse crédito, ele se prepara melhor, trabalha com dignidade e leva o sustento para casa. Isso muda a vida de muita gente”, afirma Salomé.
———
Texto: Welington Junior – Assessor de Comunicação da Agência Municipal de Empreendedorismo.
Fotos: Arquivo/PMP