Dia Internacional do Burro: data celebra inteligência e resiliência do animal Apesar do nome

Rafaela Soares, do R7  –  

Apesar do nome, ambientalistas definem o burro como ‘sociável, dócil e fundamental’ na história humana

Dia Internacional do Burro, celebrado nesta quinta-feira (8), destaca a importância desse animal na história da humanidade e reforça a necessidade de respeito e proteção à espécie.

O burro é conhecido por sua personalidade sociável, dócil, inteligente e resiliente. Segundo o The Donkey Sanctuary (Santuário dos Burros, em tradução livre), existem mais de 60 milhões de burros e mulas no mundo.

Os burros são os filhotes machos resultantes do cruzamento entre um jumento (ou jegue) e uma égua. Quando o animal é fêmea, recebe o nome de mula.

Eles possuem porte pequeno ou médio, orelhas grandes e pelos curtos. São animais estéreis, já resultantes da união de espécies com números diferentes de cromossomos.

Ocupação

                        De acordo com santuário da espécia, planeta conta com mais de 60 milhões de burrosReprodução/Pixabay/dimitrisvetsikas1969

Ainda segundo o The Donkey Sanctuary, em áreas rurais, os burros são utilizados em atividades agrícolas e no transporte de cargas. Em áreas urbanas, também colaboram no transporte de pessoas e materiais de construção.

O santuário também destaca que, em diversas regiões do mundo, a capacidade de carga dos burros contribui para melhorar o acesso da comunidade a alimentos de qualidade por meio de mercados locais.

Cuidados

Por serem grandes parceiros do ser humano, os burros requerem cuidados especiais, como alimentação equilibrada, acesso constante a água potável e locais apropriados para descanso.

problemas de pele, como feridas e parasitas. A higiene dos cascos deve ser feita com escovas específicas, e os espaços de descanso precisam ser limpos frequentemente. Além disso, o acompanhamento veterinário periódico é indispensável para garantir a saúde do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *