As aulas foram iniciadas esta semana e tem como objetivo fortalecer as competências e habilidades no exercício das funções dos Guardas, garantindo mais segurança e eficiência no atendimento à comunidade.
O curso, que tem duração de 81 horas-aula, faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, para oferecer à Guarda Civil a legalidade no uso de arma de fogo.
A formação inclui disciplinas teóricas e práticas, abordando desde a legislação vigente quanto ao porte e posse de armas de fogo, como também explicando sobre a evolução histórica dos armamentos, diferenciando seus tipos, classificações e características, e mostrando as regras de segurança para o manejo, transporte e armazenamento do equipamento.
A qualificação visa não apenas melhorar a capacitação técnica dos profissionais, mas também prepará-los para lidar com situações que desabilitem sensibilidade e profissionalismo, como ocorrências relacionadas ao uso de força, o respeito aos direitos dos cidadãos e a proximidade com a comunidade.
O investimento na qualificação de agentes públicos é fundamental para oferecer um serviço de segurança de qualidade que respeite os direitos de todos e atue de forma eficaz nas situações cotidianas da cidade.
Fotos: Ayrton Latapiat