Petrolina imuniza mais de 28 mil na Campanha Nacional contra a Gripe

 

Após um mês de campanha, terminou na última sexta-feira (27) a 13ª Campanha Nacional Contra a Gripe. Durante 25 dias, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estiveram abertas para atender gestantes, idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a menores de dois anos e indígenas, selecionados como público-alvo para receber as doses da vacina, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Petrolina, foram imunizadas 28.866 pessoas, correspondendo a 81% da população. Com o final da campanha, o município contabilizou 9.615 doses aplicadas em crianças, o que equivale a 94,32%; 2.546 em trabalhadores de saúde, com 90,32%; 2.858 em gestantes, correspondendo a 53,14%; já idosos, foram 15.801, com 81,9%. No total, foram imunizados 28.866 habitantes, chegando a 81,45% dos grupos prioritários. Segundo o Ministério da Saúde, a meta preconizada era de vacinar 80% do público-alvo. Em Pernambuco, foram vacinados mais de 1 milhão e 167 mil habitantes.


A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, avaliou o resultado final da campanha. “Podemos considerar que a mobilização foi positiva, só não atingimos o índice de gestantes, mas todos os outros grupos compareceram e, hoje, com a aplicação de apenas uma substância, estão imunizados contra as influenzas H1N1, H3N2 e a influenza B”, relatou.


Segunda dose – Passado a primeira etapa da campanha, a SMS começa a se mobilizar agora para aplicar a segunda dose das crianças de seis meses a menores de dois anos, uma vez que o Ministério da Saúde orienta que a dose deve ser administrada em duas etapas e a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira, respeitando o prazo mínimo de 21 dias. “Lembramos a todas as mães e responsáveis que os menores só estarão imunizados após tomar o reforço, então é muito importante que compareçam as unidades de saúde e que tenham em mãos o cartão de vacinação da criança”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho.

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *