“A partir do Escritório de Projetos do IFSertãoPE, foram realizadas articulações com os campi para a submissão de três propostas. Graças ao empenho e engajamento de todos, tivemos aprovação de uma delas”, relata a diretora de Pesquisa e Inovação do IFSertãoPE, Jussara Moreira. “A Fábrica de Ideias (FI) será um espaço dinâmico e colaborativo dedicado ao apoio e desenvolvimento de startups e projetos de inovação. Seu objetivo é estimular a cultura empreendedora em diferentes vertentes – do social ao ambiental – no Vale do São Francisco, promovendo pesquisas, extensão e soluções tecnológicas alinhadas com o mercado e as demandas regionais”, explica.

Resultado final da votação, na categoria “Educação até R$ 500.000”
As emendas parlamentares aprovadas serão apresentadas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Após a aprovação e publicação da LOA, os recursos serão disponibilizados conforme as propostas apresentadas aos Ministérios responsáveis, seguindo os prazos e procedimentos estabelecidos por esses órgãos.
“Essa proposta beneficiará diretamente mais de 130 mil pessoas da comunidade acadêmica do IFSertãoPE e impactará cerca de 512 mil habitantes das cidades de Petrolina, Serra Talhada e regiões vizinhas, envolvendo docentes, estudantes, empreendedores e organizações locais”, prevê a diretora.
Com a liberação dos recursos prevista para 2025, a construção da “Fábrica de Ideias” deverá ocorrer no mesmo ano, enquanto o início do seu funcionamento efetivo é esperado para 2026, após a conclusão da obra e disponibilização do material necessário. “Com essa iniciativa, o IFSertãoPE reafirma o seu papel como agente de transformação social, fomentando a inovação, parcerias estratégicas e práticas sustentáveis que fortalecem a economia e promovem inclusão e diversidade”, conclui Jussara.
Consulte nesta página o resultado completo e outras informações sobre os projetos aprovados, dentre os quais figura a “Fábrica de Ideias”.
Texto: Tito Souza / Ascom