O último domingo (1º), quando foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, marcou o início da campanha Dezembro Vermelho que acontecerá durante todo o mês. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) está programando ações para a campanha que vão incluir testes rápidos para HIV, auto teste, distribuição de preservativos e atividades educativas.
O Dezembro Vermelho tem o objetivo de alertar a sociedade para a prevenção no contágio do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que pode desenvolver a Aids. “A campanha alerta a população sobre os cuidados e prevenção contra o HIV/Aids, incentivando atividades de conscientização, mobilização e assistência para prevenção da doença, além de também combater o estigma e a discriminação de pessoas que convivem com o HIV ou Aids”, disse o gerente do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Adeilton Júnior.
Testes rápidos, auto teste e tratamentos
O CIDHA disponibiliza os testes rápidos, o auto teste e as orientações necessárias para os pacientes como: os métodos de prevenção (preservativos masculino e feminino), e os tratamentos pré (PrEP) e pós exposição (PEP) ao HIV.
De acordo com informações do gerente, Juazeiro é o primeiro município do norte da Bahia a disponibilizar auto teste para HIV, distribuído pelo Ministério da Saúde. “No auto teste, a pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Os resultados que podem aparecer são: reagente (positivo) ou não reagente (negativo)”, explicou.
Informações