Wolksvaguen do Brasil produz filme sobre Bomba D’água Popular

blogqspfilmagemA Autovisão, serviço de Projetos de Sustentabilidade de Wolksvagen do Brasil, está produzindo um vídeo sobre os benefícios trazidos pela Bomba D’água Popular (BAP), uma importante tecnologia de abastecimento de água muito bem adaptada à região semiárida.

A BAP, equipamento simples para extração de água de poços artesianos, em muitas comunidades do sertão tornou-se a mais importante fonte de água para a criação de animais, principalmente em períodos de estiagens. Simples de ser instalada, de fácil manuseio e com grande durabilidade, esse tipo de bomba tem sido bastante utilizada como fonte de água comunitária e de emergência.

Em muitos municípios da região as BAPs vem sendo instaladas pelo Irpaa através do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 – da Asa (Articulação do Semi-Árido), o equipamento faz parte de um conjunto de tecnologias que uma propriedade rural do Semiárido brasileiro situada em área de sequeiro precisa para garantir uma boa qualidade de vida a partir da criação e da agricultura familiar.

As gravações do vídeos, sob responsabilidade da produtora Sétima Arte de São Paulo, aconteceram primeiramente no interior de Curaçá e Remanso, no norte da Bahia, onde muitas famílias prestaram depoimentos sobre a importância da bomba para a criação de animais e para a produção de frutas e verduras. No último final de semana, a equipe de produção também gravou depoimentos com membros do Irpaa e da Articulação do Semiárido (ASA), em Recife.

O vídeo terá sua primeira exibição no próximo dia 14 de maio na Wolksvagen em São Paulo, durante as comemorações do ano da Alemanha no Brasil, ocasião que conta a presença do presidente da Alemanha, Joachim Gauck.

Raimundo Fábio/Bel. em Jornalismo e Multimeios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *