Em Pernambuco, Adolescente é torturada pelos pais após relatar ter sido estuprada pelo irmão

JC online – Polícia diz que vítima passou uma semana acorrentada sofrendo agressões físicas e ameaças, enquanto era monitorada por uma câmera de segurança.

Uma adolescente de 15 anos foi estuprada pelo irmão, de 19, e torturada pelos pais ao relatar o crime que sofreu, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. O caso chocante foi revelado pela Polícia Civil de Pernambuco nesta sexta-feira (23). Os pais e o irmão da vítima estão presos.  As investigações estão sendo conduzidas pelo Departamento de Proteção à Criança e aos Adolescente (DPCA).

Segundo a polícia, os pais não acreditaram no relato da vítima e ainda a culparam pelo estupro. “Agrediram ela fisicamente e a acorrentaram para que ela não fosse para a delegacia denunciar as agressões e o estupro, como também para as lesões desaparecerem”, disse a polícia, em nota divulgada à imprensa.

Monitorada por uma câmera de segurança, a adolescente passou uma semana acorrentada, sendo agredida, ameaçada e xingada, só sendo solta para arrumar a casa, tomar banho e fazer as necessidades fisiológicas.

PROFESSORA AJUDOU ADOLESCENTE

Após as lesões desaparecerem, a adolescente retornou à escola e conseguiu passar para a professora algumas imagens que a mãe fez registrando as agressões.

A docente acompanhou a vítima até a Delegacia Especializada de Crimes Contra Criança e Adolescente, onde foi instaurado o inquérito policial.

Os nomes dos pais e irmão da vítima serão preservados em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

NÚMEROS ALARMANTES

Pernambuco registrou 2.941 casos de abuso sexual no ano de 2023, de acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Desse total, 70,18% das vítimas foram crianças ou adolescentes.

Isso significa que, em média, ao menos cinco pessoas com idades inferiores a 18 anos sofreram a violência todos os dias. É importante enfatizar que esses números são subnotificados, porque muitas das vítimas não conseguem pedir socorro.

COMO DENUNCIAR?

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
Maio é o mês onde ações são intensificadas para combater os crimes sexuais contra pessoas abaixo dos 18 anos – THIAGO LUCAS/ ARTES JC

As denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas diretamente à Polícia Militar de Pernambuco, pelo número 190. Outra opção é o Disque 100, do Governo Federal.

A Ouvidoria da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco também disponibiliza um e-mail, que pode ser enviado de forma anônima. O endereço é: ouvidoria@scj.pe.gov.br.

As pessoas que têm conhecimento das violações e se omitem em denunciar também podem ser responsabilizadas judicialmente.

A Lei nº 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, em seu artigo 245, prevê multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência, para quem deixar “de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *