Laureado na última edição da Jince/Jid, estudante do campus Petrolina é selecionado e apresenta trabalho em evento científico na cidade de Campinas (SP)

Entre os dias 15 e 26 de julho, o estudante do curso de Licenciatura em Física, Eduardo Rodrigo Mendes dos Reis, participou e expôs trabalho na 7ª edição da Escola de Ricardo Rodriguez de Luz Síncrotron (ER2LS), no Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP).

A ER2LS busca impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários aptos a utilizar técnicas em suas áreas de pesquisa de luz sincrotron, que é um tipo de radiação eletromagnética com capacidade de penetrar a matéria e revelar características de sua estrutura molecular e atômica para a investigação de todo tipo de material. O seu amplo espectro permite realizar diferentes tipos de análise com as diferentes radiações que a compõem.

Para estar no evento, Eduardo precisou passar por processo de seleção, que incluiu a submissão de uma carta de motivação e de recomendação dos orientadores, histórico escolar e resumo do projeto a ser apresentado.
“O evento foi recheado de frutíferas experiências, debates e trocas culturais. Além disso, pude participar de tutorial prático em vários laboratórios de pesquisas, em áreas diversas, como: Biologia, Biofísica, Bio Renováveis, Física, Química, Ciências dos Materiais e Nanotecnologia”, explicou o discente que está no 8º período do curso.

Antes disso, entre novembro de 2023 e fevereiro deste ano, Eduardo já havia conseguido apresentar resultados do projeto de pesquisa na Escola Avançada de Física Experimental (EAFExp), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Escola de Verão de Física da UNICAMP, no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste e na Jornada de Iniciação Científica( Jince) e Jornada de Iniciação à Docência (Jid), onde foi premiado com láurea acadêmica.

“Na maioria desses eventos, além de todo suporte que tive do IFSertãoPE, recebi ajuda de custo da instituição. Registro meus agradecimentos ao prof. Dr. Ericleiton Rodrigues de Macedo, ao coordenador do curso, prof. Dr. Bruno Gomes da Costa, por ter agilizado o processo de envio da documentação e, finalmente, ao Diretor de Ensino, Marcos Antônio Andrade, por ter concordado com a ajuda de custo”, compartilhou o pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *