Artigo


A LUTA CONTINUA COMPANHEIR(O)


Falar é fácil. Mas, falar antecipadamente sobre as decisões do Partido dos Trabalhadores e, se for à presença da direção estadual, não é tão fácil assim. Foi à leitura e sentimento da platéia que pagou para ver e ouvir se o deputado federal em exercício Joseph Bandeira, aos “berros” reafirmaria que “Salvador não vai ensinar Juazeiro a fazer política”.


Numa mesa composta por autoridades institucionais e políticas, federais, estaduais e municipais, ladeado de um lado por Jonas Paulo o presidente estadual do PT e do outro por Flávio Luís secretário de Gestão Estratégica do município que representava o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), o “destemido” Joseph Bandeira falou de Código Florestal, de União Estável entre pessoas do mesmo sexo, jogou confetes em sua esposa Flor de Maria, citou a base política nacional de sustentação do governo petista, mas, quando quis se empolgar para falar da distribuição dos cargos estaduais e federais ora indefinidos, o deputado federal em exercício, não pôde avançar muito. Queria falar da oposição que ocupa espaços petistas, mas, talvez tenha recuado, ao se lembrar que foi ele mesmo a preterir da presença de companheiros e companheiras petistas nos principais espaços de governo para, dar vez aos seus aliados pessoais, incluindo ai, opositores ferrenhos ao governador Jaques Wagner e a presidenta Dilma Roussef.


Assim, dessa vez, o legítimo encontro organizado e convocado pela executiva estadual do Partido dos Trabalhadores foi conduzido com muita tranqüilidade e sensatez por seus presidente e secretário geral. O tom foi dado por Jonas Paulo que em momento algum, declarou, negou, menos ainda afirmou que, o PT tenha candidato, pior que se, caso o tenha, seja Joseph Bandeira. Lamentavelmente, o GB (grupo josephista) que ora milita no Partido dos Trabalhadores, não pôde mais festejar a candidatura de seu líder, principal opositor ao governo do PCdoB, através do seu filho Leonardo Bandeira (PT).


Risos disfarçados foram percebidos nos semblantes dos petistas e aliados, quando o secretário geral Osmar Galdino alfinetou Joseph Bandeira fazendo-o lembrar que, “antes de discutir cargos, deve-se pensar e trabalhar para aglutinar as forças aliadas”. Música aos ouvidos mesmo, aos aliados presentes, foi ouvir o presidente estadual do PT Jonas Paulo priorizar a unidade da base, nas principais cidades do estado baiano, inclusive Juazeiro, pensando as eleições 2012 e 2014, sem sequer mencionar a candidatura antecipada de Joseph.


Pelo visto, o Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores em Juazeiro, organizado e conduzido por seus principais membros da executiva estadual, presidente e secretário geral, veio corroborar a declaração do governador Jaques Wagner, quanto a dar apoio ao candidato que trabalhar unido à base pensando a política macro do estado. Coube ao deputado federal em exercício Joseph Bandeira finalizar mais um dos seus repetitivos discursos, cantando “parabéns pra você” para aniversariante do dia, a sua digníssima esposa Flor de Maria.


Farnésio Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *