Termina nesta sexta-feira a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Petrolina

 

Termina nesta sexta-feira (20), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até amanhã, as Unidades Primárias de Saúde (UPS) das áreas rural e urbana do município estarão abertas para atender idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores de saúde e idosos que ainda não foram imunizados. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é de que 80% do público-alvo seja vacinado. Em Petrolina, esse número corresponde a cerca de 30 mil pessoas.

 

 

Até o momento, Petrolina imunizou 7.207 mil crianças, o que equivale a 90,45%%, 2.406 trabalhadores de saúde, representando 85,35%, 14.674 idosos, com 76,12% e 2.613 gestantes, com 48,59%. No total, o município já vacinou 26.900 habitantes, o que equivale a 75,90%. “Com o apoio de todos da Secretaria Municipal de Saúde, conseguimos superar algumas metas, como de crianças e trabalhadores de saúde, esperamos que até amanhã os idosos compareçam às unidades, porque falta pouco para atingir a meta”, avaliou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho.

 

Ainda segundo Kátia, a grande preocupação é com as gestantes. “Neste ano, estamos disponibilizando a vacina também para as mulheres grávidas, que devem aproveitar a oportunidade para receber a dose e serem imunizadas. É uma boa oportunidade, uma vez que este ano uma única substância imuniza não somente contra a gripe, mas também contra a influenza H3N2 e a influenza B”, avalia.

 

Segunda dose – Como o Ministério da Saúde (MS) determina que a dose para crianças de seis meses a menores de dois anos sejam aplicadas em duas etapas, os pais ou responsáveis devem voltar as Unidades Primárias de Saúde, no prazo mínimo de 21 dias, para que os menores possam receber a segunda dose da vacina. É importante ter em mãos o cartão de vacinação da criança.

 

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *