Fenômenos astronômicos no mês de Março, confira a lista

O Antagonista  –  

Março de 2024 está lotado de espetáculos celestes como o cometa C/2021 S3, um possível eclipse lunar penumbral e várias conjunções astronômicas. Não perca esses incríveis fenômenos astronômicos! Para os observadores de estrelas e amantes da astronomia, o mês de março de 2024 promete muitas surpresas no céu noturno. O cometa C/2021 S3 (PANSTARRS), as conjunções astronômicas e até mesmo um possível eclipse penumbral da Lua são eventos de destaque.

Cometa C/2021 S3 (PANSTARRS)

O cometa C/2021 S3 (PANSTARRS) começou a ser visível no mês passado e, mesmo depois de atingir o ponto de maior proximidade com a Terra em meados de fevereiro, ele deveria alcançar o pico de brilho e visibilidade em 1º de março. No entanto, para uma observação eficaz, é recomendado o uso de binóculos ou pequenos telescópios.Fenômenos astronômicos no mês de Março, confira a lista

Fonte: Reprodução / GettyImages

Aplicativos de astronomia para smartphones podem ser úteis para rastrear a localização do cometa no céu.

Conjunções Astronômicas

As conjunções astronômicas ocorrem quando dois ou mais corpos celestes aparecem bem próximos no céu, um fenômeno que nada mais é do que uma ilusão de ótica, já que eles continuam separados por milhares de quilômetros no espaço. Para os observadores no solo, essas conjunções geralmente podem ser vistas a olho nu durante a noite.

Eclipse Penumbral

No final do mês, será possível presenciar um eclipse penumbral da Lua. Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa pela sombra mais clara formada pela Terra. No entanto, devido à sutileza das mudanças de brilho durante um eclipse penumbral, pode ser difícil observá-lo a olho nu.

Principais fenômenos astronômicos de Março

De acordo com o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), março de 2023 está repleto de fenômenos astronômicos notáveis:

    • Máximo brilho do cometa C/2021 S3 (PANSTARRS) no dia 1º;
    • Conjunção entre a Lua e estrela Antares no dia 3;
    • Conjunção entre Lua e Júpiter no dia 13;
    • Equinócio de outono no Hemisfério Sul no dia 20;
    • Conjunção entre Vênus e Saturno no dia 21;
    • Eclipse penumbral da Lua no dia 25.

O guia de Efemérides Astronômicas é uma ferramenta útil para aqueles interessados em aprender mais sobre os fenômenos astronômicos. Produzido pela UFRJ desde 2016, ele visa fomentar o interesse pela contemplação celeste e fornece informações detalhadas sobre quais corpos celestes estarão visíveis cada mês e como localizá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *