Serviço de referência em Hepatites Virais começa a ser implantado em Petrolina

 

O município de Petrolina acaba de receber mais um incentivo para o Espaço Vida, através do Serviço de Ambulatorial Especializado (SAE), que atende aos pacientes do Programa Municipal de DST/ HIV/AIDS e Hepatites Virais. Na última segunda-feira (16), foi formalizada a entrega de novos equipamentos que irão auxiliar nos atendimentos já disponibilizados no serviço. A iniciativa é uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal.


Ao todo, foram disponibilizados 26 equipamentos, entre armários de madeira, cadeiras de rodas dobráveis e acolchoadas, mesa auxiliar com prateleiras, balança digital para pesar bebê, tensiômetro com pedestal, balança antropométrica para adultos, cadeiras fixas e negatoscópio, utilizado para visualizar exame de raio x.


A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, explicou que este processo faz parte da implementação de alguns procedimentos já existentes e da implantação do serviço de referência para hepatites virais. “Desde o início da gestão do prefeito Julio Lossio, estamos reestruturando todos os nossos serviços, principalmente, no que diz respeito à saúde, um serviço de grande importância para a população. O trabalho que hoje é desenvolvido em relação as hepatites virais precisa deste reforço e estamos investindo nisso”, salientou.


O coordenador do programa municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Anderson Andrade, enfatizou que esta é apenas a primeira fase. “Conquistamos a primeira etapa e as outras iremos buscando aos poucos, com o apoio dos três governos (Municipal, Estadual e Federal) e traremos novas melhorias em breve”, acrescentou.

 

SAE – O Serviço Ambulatorial Especializado realiza diariamente o acompanhamento e tratamento de pacientes do Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. No local, são realizados atendimentos com médicos com especialidade em pediatria, infectologia e ginecologia, psicólogo, enfermeiros, farmacêutico e assistente social. O SAE funciona no Espaço Vida, em um prédio anexo ao da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Dr. Fernando Góes.

  

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *