Mais 98 aparelhos auditivos serão entregues nesta terça-feira em Petrolina

 

Hoje (17) será um dia de muita emoção para mais 49 pessoas, de diversas faixas etárias, que sofrem de algum tipo de deficiência auditiva, pois receberão suas próteses. A iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Auditivo de Petrolina e da Secretaria Municipal de Acessibilidade, entregará 98 aparelhos auditivos. A cerimônia está acontecendo  no Gabinete Municipal e conta com a presença do prefeito Julio Lossio. O blogQSP já se encontra no local..

 
Até o momento, somente durante a gestão do prefeito Julio Lossio foram entregues mais de 1.024 aparelhos. A última entrega aconteceu no Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, onde foram contemplados 30 pacientes, tanto do município de Petrolina, área rural e urbana, quanto de cidades circunvizinhas, uma vez que o Centro Auditivo atende a 28 municípios. O serviço atende crianças, jovens, adultos e idosos, com perdas auditivas leves, moderadas, severas ou profundas.


O grau da perda de audição é diagnosticada após exames minuciosos, feitos por especialistas. “No Centro Auditivo, dispomos de otorrinos, que são os profissionais especialistas na área. É com o trabalho destas pessoas e de exames mais específicos que a deficiência é detectada e a partir daí partimos para os outros procedimentos, como a parte onde temos que confeccionar os moldes, para que os aparelhos possam ser confeccionados. A partir daí, temos que trabalhar a adaptação dos pacientes, para que eles se acostumem ao novo modo de vida que passarão a enfrentar, com a percepção de novos sons”, esclareceu a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.


A Secretária ainda lembrou que 2011 está sendo um ano marcante para o Centro Auditivo, devido ao número de próteses que estão sendo adaptadas. “Começamos o ano já com novas entregas, que estão se repetindo mensalmente. Estamos trabalhando muito, temos uma equipe empenhada. Foi um pedido do prefeito Julio Lossio, de que este ano fosse marcado como o período onde mais foram distribuídas próteses para as pessoas que por algum motivo sofrem com alguma perda auditiva”, salientou.

Ascom/PMP
Foto: Gilson Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *