ZIRI ZIRI CHEGA A LAGOA GRANDE E PETROLINA

blogqsp.Ziri-ZiriLagoa Grande e Petrolina recebem nos dias 13, 14, 15 e 16 o projeto “Ziri-Ziri: Contos Daqui e Dacolá”,comtemplado com o prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua. O evento ainda integra o Calendário das Artes, com apoio da Fundação Cultural da Bahia.

Tendo a frente a educadora e contadora de histórias Keu Apoema, o projeto nasceu de uma residência artística em Burkina Faso, país do oeste africano, tendo como foco um encontro com a estética, a performance e o texto de contadores de histórias tradicionais e contemporâneos daquele país.

A ideia do projeto é “… partilhar narrativas, imagens e experiências de Burkina Faso, com artistas, educadores e população em geral, através da circulação de espetáculos, exposição itinerante de fotografias e rodas de conversas abertas ao público, a fim de promover reflexões e trocas em torno do contar histórias, da importância da oralidade e das nossas heranças africanas”, destaca Keu.

LAGOA GRANDE – O projeto que já passou por diversas cidades, passa sábado (13) e domingo (14) por Lagoa Grande. No primeiro dia, logo cedo a população vai poder apreciar nas ruas, uma exposição de fotografias e provérbios de Burkina Faso. Às 15 horas, Keu Apoema reúne estudantes, professores, artistas e pessoas da comunidade na Escola Estadual Santa Maria, para uma Roda de Conversa. No encontro são discutidas as histórias e a experiência em Burkina Faso.

Às 18 horas, o projeto comtempla a comunidade do distrito de Vermelhos, que se reúne na Academia das Cidades para o espetáculo Ziri-Ziri, que apresenta histórias recolhidas na África.

No dia 14, a exposição segue para a zona urbana de Lagoa Grande, e o espetáculo acontece na Praça Hermes de Amorim, a Praça dos Estudantes, às 18h. No município, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

PETROLINA – Nos dias 15 e 16 é a vez de Petrolina receber o Ziri-Ziri. Na segunda-feira (15) a população da área urbana poderá apreciar a exposição de fotografias. Às 15h, a Roda de Conversas acontece na Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho. A noite, o espetáculo será realizado na Academia das Cidades, às 18h, no Km 2.

Na terça-feira, os ribeirinhos da Ilha do Massangano recebem a exposição e o espetáculo. A apresentação acontece às 19h30 para a comunidade da ilha. No município, o projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *