A previsão do Inmet indica, até a próxima terça-feira, 21 de março, pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento ocasionais em todo o centro-norte da região Nordeste, sendo que, principalmente no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte.

Em áreas isoladas do sertão de Pernambuco e da Paraíba, os volumes poderão ser superiores a 150 milímetros (mm) no período, especialmente entre os dias 18 e 20 de março, conforme pode ser observado nas figuras 1a e 1b, que mostram grande teor de umidade entre os níveis atmosféricos de 700 e 500 hPa (aproximadamente 3.000 e 5.600 metros) e chuva acumulada no período (figura 1c).

Além disso, a partir de terça (21), há uma tendência de que as chuvas fiquem mais intensas no leste da região, especialmente entre Pernambuco e a Bahia.

Leia mais: 
>>> CHUVA EM PERNAMBUCO: APAC faz previsão para quatro regiões; confira quais são

>>> AVISO DE CHUVA NO RECIFE: Defesa Civil faz alerta a moradores das áreas de riscos por conta do volume de água neste domingo (19)

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos meteorológicos e a dinâmica da própria atmosfera, se faz necessário o acompanhamento da atualização da previsão do tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos no decorrer dos próximos dias.

Na primeira quinzena de março, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) esteve mais ao sul e contribuiu para a ocorrência de chuvas no Nordeste, especialmente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Nestes estados, houve uma melhor distribuição espacial das chuvas, enquanto que, em Pernambuco e na Paraíba, as chuvas mais intensas e volumosas ocorreram de forma mais isolada, principalmente nas mesorregiões do sertão e cariri.

Da redação do Portal com informações do Inmet