Sebrae realiza mutirão para cadastramento de produtores no Programa de Monitoramento da mosca das frutas

Como uma das ações do calendário do Projeto Agronordeste, a unidade regional do Sebrae em Juazeiro promoveu um encontro, na zona rural do município de Casa Nova, com os pequenos produtores e produtoras rurais, fruticultores da Associação do Assentamento Rural Santa Luzia, que cultivam manga, acerola, banana, entre outros produtos da fruticultura do Vale do São Francisco.

Encontro da Associação do Assentamento Rural Santa Luzia/Casa Nova

O encontro teve como finalidade realizar o cadastramento dos produtores para inserção no Programa de Monitoramento das mosca-das-frutas, que tem o apoio do Sebrae, através do Programa SEBRAETEC.

Além da equipe de técnicos do Sebrae, diversos agentes parceiros participaram da atividade, a exemplo dos técnicos da Biofábrica Moscamed, empresa credenciada pelo Sebrae para realizar os serviços de consultoria para o controle e monitoramento da mosca-da-fruta; equipe técnica do SENAR, representada pela supervisora de Fruticultura para o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG), Danielle Dias; e o representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Casa Nova – Sistema FAEB/SENAR, Silvio Miguel.

A técnica Deise Araújo, da empresa Biofábrica Moscamed, apresentou aos produtores presentes as principais informações acerca da importância e dos cuidados que devem ser adotados para o controle e monitoramento da mosca-da-fruta.

O gestor de projetos do Sebrae Isael Pina enfatizou a necessidade de inserção dos produtores e fruticultores da associação no programa SEBRAETEC. “Haja vista a exigência legal no estado da Bahia, através da Lei nº 24.122/2021, que estabelece a obrigatoriedade do monitoramento e controle de moscas-das-frutas por produtores rurais que cultivem pomares de culturas hospedeiras”, esclareceu.

Parceira do Sebrae, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), não esteve presente ao encontro, mas reiterou seu compromisso com o programa, enviando mensagens de apoio para realização de todas as atividades no âmbito do Programa de Controle e Monitoramento de moscas-das-frutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *