APÓS VISITA A EMPRESA DE TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE NO PARANÁ, SEAD ESTUDA POSSIBILIDADE DE TRAZER ESSA TECNOLOGIA PARA UNIVASF

blogqsp.logisticaO Secretário de Educação a Distância (SEaD) da Univasf, professor Ricardo Duarte e o Diretor Geral da SEad, professor David Fernando de Morais Neri, visitaram no último dia 06 a empresa VBC Telecom no Paraná e as instalações de EaD do Instituto Federal do Paraná (IFPR), afim de conhecer a tecnologia utilizada nos cursos a distância pelo Instituto.

O objetivo inicial da visita foi conhecer a empresa VBC Telecom que presta serviços de Comunicação Multimídia, responsável pela transferência de dados, áudio/vídeo via satélite que o IFPR-EaD utiliza.

Segundo o professor Ricardo Duarte, a tecnologia via satélite utilizada pelo Instituto, se implantada na Univasf, solucionaria os problemas de conexão de internet da SEaD, resolveria os problemas que a instituição tem com relação a distância entre os campus, ajudaria em reuniões administrativas e nas atividades da TV Caatinga, possibilitando a interatividade e participação em tempo real de qualquer ponto do Brasil.

“Estamos estudando, junto à gestão, alternativas para trazer essa tecnologia à Universidade. Por enquanto, podemos pensar em uma parceria com o IF-Sertão que tem a liberação do MEC e verba específica para esse tipo de transmissão. Para a SEaD, traria uma grande evolução no desenvolvimento de nossas atividades,” aponta Ricardo.

Na visita, os professores puderam entrar ao vivo, para mais de 4 mil alunos do curso de Logística, espalhados por pólos de todo o Brasil. “A estrutura do IFPR-EaD é muito boa. Pudemos ver de perto o espaço montado pela empresa VBC Telecom para transmissão via satélite. Trazer algo assim para a Univasf possibilitaria desenvolver novas atividades além de permitir a interatividade aluno/professor em tempo real”, pontua David Morais.

Atualmente a Secretaria de Educação a Distancia (SEaD) da Univasf conta com aproximadamente 1300 alunos, em 5 polos, que se distribuem nos estados de Pernambuco e Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *