Estudantes da Uneb protestam durante visita de Jaques Wagner a Juazeiro

Aos gritos de “Vergonha, governador da Bahia não respeita a universidade” professores e alunos recepcionaram Jaques Wagner durante a visita à fábrica Moscamed, no Distrito Industrial, em Juazeiro-Ba. Com cartazes e faixas, eles protestaram contra a falta de investimentos no ensino superior e defenderam mais recursos para a assistência estudantil, o ensino na graduação, bolsas para pesquisa e a contratação de professor, a fim de garantir um ensino de qualidade.

A manifestação desagradou a comitiva do governador, que esperava um ambiente tranquilo. No decorrer da manifestação, uma Comissão formada por três professores e um estudante foi recebida pelo governador. 

O movimento dos professores e alunos conseguiu demonstrar força, ao conseguir uma reunião com o Governador Jaques Wagner, e mostrou que existe uma preocupação da comunidade científica com o destino da universidade. Essa foi a avaliação da Comissão formada pelos professores Emanuel Ernesto, Cosme Batista, Neuma Guedes e o aluno Diego Albuquerque. A reunião foi intermediada pelo deputado feeral Joseph Bandeira (PT) junto ao Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, César Lisboa.

Na reunião, houve momentos de tensão e de diálogo, e a comissão procurou negociar com o Governador a realização de uma Audiência com o Fórum das Associações Docentes das Universidades do Estado da Bahia (ADs), pois é necessário que os acordos sejam feitos na mesa de negociação setorial, estabelecida pelo Governo do Estado.

Multiciência Online (Adaptado)
Foto:Lorena Santiago


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *