Governadora do Ceará rebate Bolsonaro por associar Nordeste ao analfabetismo

Do Portal Opinião

A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), se manifestou publicamente, hoje, sobre falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) que ligam o analfabetismo à região Nordeste e a governos petistas. Em nota publicada em suas redes sociais, a governadora afirma que as falas evidenciam que o presidente “não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas”. No texto, a mandatária lista alguns resultados de destaque que o Ceará teve na educação pública do País.

“Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele [Bolsonaro] não sabe disso porque o Governo Federal não dialoga com estados nem com municípios. O Ceará, estado do Nordeste, criou há mais de 15 anos o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que vem sendo uma referência para estados e municípios em todo o Brasil”, frisou Izolda.

A mandatária lembrou, ainda, dos resultados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação. “O Ceará tem atualmente 87 das 100 escolas com melhores desempenhos no País nos anos iniciais do ensino fundamental. O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino, sem o mínimo conhecimento. Uma pena! Inaceitável!”.

Falas do presidente

O presidente fez a afirmação em transmissão ao vivo nas redes sociais, ao comentar notícias que dizem que o ex-presidente Lula venceu a eleição no 1º turno em nove dos 10 estados nordestinos com maior taxa de analfabetismo no País. “Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses Estados. Outros dados econômicos, agora, também são inferiores na região, porque esses Estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT“, disse Bolsonaro.

Hoje, sem citar diretamente o chefe do Executivo nacional, presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste lançaram nota manifestando “veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro”. Na carta, a entidade destaca índices que mostram a importância da região para o País.

“Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens. Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *