O presidente Jair Bolsonaro é um desastre ambiental

 A destruição da Amazônia aumentou 20% em um ano e os povos indígenas estão sofrendo uma violência brutal em seu governo! Mas há uma maneira de responsabilizá-lo. O Tribunal Penal Internacional (TPI) poderia investigá-lo — mas apenas se o Promotor abrir um caso! Junte-se agora ao apelo para proteger a Amazônia e seus povos — quando nossa petição ganhar força suficiente, vamos enviá-la diretamente ao TPI.
ASSINE AGORA
Queridos amigos e amigas,

O Presidente Jair Bolsonaro é um desastre ambiental.

Além de apoiar o desmatamento e garimpo ilegal em terras Indígenas, ele sabotou leis ambientais e somente no último ano permitiu que mais de 20% da Amazônia fosse destruída, uma perda equivalente a 3 mil campos de futebol por dia!

Ele acha que pode sair impune, mas há algo que podemos fazer. Diversos advogados estão pressionando o Tribunal Penal Internacional para investigar Bolsonaro pelo seu potencial papel nos ataques contra a Amazônia e seus defensores. E tudo vai depender da decisão do Promotor do TPI, Karim Khan.

Este promotor tem uma reputação de ser implacável na busca por justiça, mas vai precisar de muito mais coragem para investigar Bolsonaro. Vamos fazer um apelo global para encorajá-lo a fazer algo, e rápido. Quando nosso apelo tiver apoio de pessoas ao redor do mundo, a petição será entregue diretamente ao escritório do Promotor.

O desmatamento estava começando a diminuir antes de Bolsonaro chegar ao poder. Mas desde que assumiu a presidência, alcançou o pior nível em 15 anos. Ele usou o governo para encorajar madeireiros, fazendeiros e criminosos a desmatar a floresta, e os povos Indígenas têm sofrido uma violência tão brutal que eles mesmos passaram a dizer que estão sofrendo genocídio.

Trata-se de uma questão de sobrevivência para todos nós. Incêndios, desmatamento e mudanças climáticas estão levando a Amazônia a um ponto sem retorno — algumas áreas já estão emitindo mais CO2 na atmosfera do que podem absorver. Se nada for feito, os cientistas preveem que a Amazônia poderá colapsar, com consequências catastróficas para todo o planeta.

Parece loucura, mas não existe uma lei internacional contra a destruição da natureza, ou seja, ecocídio. Mas uma das funções do TPI é proteger contra crimes contra a humanidade, e se o Promotor iniciar uma investigação agora, ele criaria um precedente histórico, abrindo o caminho para acabar com a impunidade dos criminosos ambientais a nível global. E poderia, inclusive, nos aproximar de uma nova lei contra a destruição da natureza! Isso é maior que Bolsonaro.

Assine agora a petição pedindo que o Promotor tome todas as medidas necessárias para começar uma investigação sobre Bolsonaro — e vamos amplificar as vozes da floresta, de seus povos e do futuro de cada humano na Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *