Salgueiro ganha curso de engenharia civil do IFSertãoPE

Um sonho antigo da cidade de Salgueiro está mais perto de ser concretizado: a implantação do curso de Engenharia Civil no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Nesta segunda-feira (22), uma comitiva do IFSertãoPE esteve na Prefeitura de Salgueiro para firmar um convênio para a construção de novas salas de aulas e laboratórios para a implantação do curso.


Ao todo, serão investidos cerca de 1,6 milhão de reais. O IFsertãoPE vai investir 1,1 milhão de reais na obra. Outros 500 mil reais serão alocados pela Prefeitura de Salgueiro. Parte desse recurso será utilizada para o início das obras, com os trabalhos de preparação do terreno para a construção de quatro salas de aulas e laboratórios. A outra parte dos recursos será utilizada para a compra de equipamentos e mobiliário.
A expectativa da Prefeitura de Salgueiro é de que as obras de terraplanagem iniciem ainda no mês de setembro. Logo em seguida deve ser iniciada a construção do prédio. A expectativa é de que a obra termine em 2023 e já no primeiro semestre de 2024 o curso de Engenharia Civil do IFSertãoPE, Campus Salgueiro, comece a funcionar. “O projeto já está finalizado e vai ser feita a submissão ao Colégio de Dirigentes (CODI) e ao Conselho Superior (Consup) e, consequentemente, a gente já fazer o processo seletivo”, explicou a reitora do IFSertãoPE, professora Leopoldina Veras.
IFSertãoPE será responsável pela construção. A obra já foi licitada e o recurso reservado. Participaram da reunião onde foi firmado o convênio, além do prefeito Marcondes Sá e da reitora Leopoldina Veras, o secretário de obras de Salgueiro, Michael Kennedy, o diretor-geral do campus Salgueiro, Josenilton Forte, além de diretores e pró-reitores do IFSertãoPE.

Para a reitora do IFsertãoPE, a parceria com outras instâncias da gestão pública é crucial para o sucesso das ações. “A instituição para buscar atender a formação dos profissionais que são necessários para o desenvolvimento regional. Quando a gente faz essa parceria, quando há essa aproximação com as gestões municipais, a instituição vem para a profissionalização, os dois colhem o resultado, porque a instituição desenvolve o papel dela com a interiorização de todo o processo educacional e toda a sociedade ganha, já que o resultado vem para atender a todos”, argumentou Veras.

Campus Salgueiro
O Campus Salgueiro do IFsertãoPE foi implantado em 2010. Atualmente, são cerca de 1100 estudantes matriculados em três cursos Técnicos na modalidade Médio Integrado, três Subsequentes, um Proeja, três de nível superior, duas especializações e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfePT).
O curso de Engenharia Civil na cidade é uma demanda antiga, desde o processo de implantação do Campus Salgueiro e foi a primeira proposta de curso superior da unidade. “Devido ao processo da segunda expansão, esse projeto ficou guardado. E agora surgiu essa possibilidade de diálogo com a prefeitura para a gente iniciar o processo, principalmente no que tange à necessidade de salas de aula, laboratórios e equipamentos”, finalizou Veras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *