Direto de Salvador

 

 

 Dia da Caatinga é saudado na AL

O Dia Nacional da Caatinga, comemorado ontem, 28 de abril, foi lembrado na Assembleia Legislativa pelo deputado Adolfo Viana (PSDB). Em moção de congratulações, o parlamentar lembrou que a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e pode ser encontrada, principalmente, no Nordeste e na região do Vale do São Francisco.

“A caatinga ocupa uma área de, aproximadamente, 850 mil km², ou seja, cerca de 10% do território nacional”, observou Adolfo Viana no documento. “Entretanto”, acrescentou ele, “vale ressaltar que a caatinga é o bioma mais fragilizado dos biomas brasileiros e a sua degradação equivale ao uso insustentável dos recursos naturais e solos, esses associados a locais pobres e secos.”

Para o parlamentar, a preservação da caatinga é de grande importância para o equilíbrio do meio ambiente, para a proteção do clima, dos mananciais e do solo. “Sendo assim, foi instituída, no dia 20 de agosto de 2003, a partir de um decreto presidencial, a data de 28 de abril para combater o desmatamento da caatinga, esse bioma brasileiro que atualmente se encontra ameaçado, e também, para homenagear o primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro e pioneiro dos estudos da caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho”, concluiu ele.

 

Ascom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *