SEDUC realiza reunião para avaliação da educação e elaboração do PAR

 

 


Com o objetivo de elaborar um diagnóstico da Educação de Juazeiro e construir o Plano de Ações Articuladas (PAR), que definirá os rumos da Educação do município de 2011 a 2014, a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou na tarde desta quinta-feira (28) uma reunião envolvendo diversos segmentos da sociedade. O encontro aconteceu no auditório da secretaria e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Educação, Ministério Público, Poder Legislativo, Polícia Militar, APLB Sindicato, Conselho Escolar, comunidade, entre outros, que avaliaram a iniciativa como positiva.

 

Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, apenas a partir de 2007 a Educação tornou-se realmente prioridade no país com o nascimento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “Antes falava-se em prioridade apenas da boca para fora. Com o Decreto Nº 6.094 de abril de 2007, foi criado o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, visando à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Nesse momento, o compromisso da educação passou a ser dividido com todos os segmentos da sociedade. Além disso, a partir de então foi criado o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que financia diretamente o incremento do setor”, contextualizou o secretário.

 

 

 

Foi neste cenário que surgiu a provocativa do Ministério da Educação (MEC) para que todos os municípios elaborassem o PAR, como forma de acesso aos investimentos do FNDE. “Com trabalho, projetos e tornando o município adimplente conseguimos nesse caminho 7 ônibus escolares; R$ 550 mil para compra de mobiliário; recurso para construção de 15 Centros de Educação Infantil e 15 Quadras Poliesportivas;  aquisição de equipamentos para sala de recursos e laboratórios de informática; contemplação de 31 escolas com o programa Mais Educação; entre outras conquistas. Por isso temos que pensar a elaboração do PAR 2011-2014 com muito carinho, cuidado e com ampla participação da sociedade, pois é ele, entre outros fatores, que nos credencia a pleitear investimentos como os citados”, justificou Amorim.

 

 

 

Na reunião foi realizada uma análise compartilhada da situação da educação municipal para definição do rumo que a secretaria deverá tomar; discutida a formação do Comitê Local do Compromisso; e delegadas funções para elaboração e acompanhamento da implementação e resultados do PAR. “O momento representou mais um passo para democratização das ações educacionais e para união de forças por uma educação de qualidade em Juazeiro”, afirmou o presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos. As etapas seguintes a serem cumpridas serão: análise técnica do Plano pela Secretaria de Educação Básica do MEC; assinatura do termo de cooperação com o MEC e monitoramento das ações.

 

Segundo a gerente de Gestão Escolar, Lucinete Alves, a elaboração do PAR é de extrema importância para Juazeiro. “Com o Plano em mãos, não é mais o prefeito ou secretário pedindo a um deputado emendas para educação. Com um PAR bem elaborado por todos os segmentos envolvidos, cada um dentro da sua competência, podemos encaminhar projetos, que se aprovados diretamente pelo Ministério, geram conquistas para o município. Juazeiro é a prova de que quando o trabalho é bem feito a coisa acontece. Em Brasília somos reconhecidos por todos como um dos municípios, que nos últimos dois anos, mais recebeu investimentos para educação no Brasil. Isso não vem de graça. Todas as conquistas são fruto do trabalho de uma equipe comprometida e que acredita na educação como instrumento transformador de uma sociedade”, concluiu a gerente.

 

 

 

Ainda segundo Lucinete Alves, o encontro também foi uma forma de prestação de contas à cidade. “A população precisa saber o que está sendo feito com o dinheiro da educação. Nessa avaliação pudemos mostrar os investimentos e as conquistas que muita gente não sabe ou não tem acesso. Reunimos representantes de importantes segmentos da sociedade para visualizar conosco o que tem sido feito e o que almejamos para o futuro de Juazeiro. Com certeza foi um momento importante para todos os presentes, e temos a certeza de que isso será refletido em ações e iniciativas posteriores”, justificou.

 

Ascom/PMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *