Programa Água Doce foi implantado com sucesso em Atalho

Na última terça-feira (19), foi feito o peixamento de 1000 tilápias nos tanques da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, instalada no povoado de Atalho, Petrolina. O programa é desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio da Fundação Banco do Brasil, Embrapa e Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (Sedest). De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, a Prefeitura de Petrolina participou do Programa realizando a perfuração de dois poços profundos, a aquisição da área de dois hectares e a escavação dos tanques, além da mobilização da comunidade. “Esse programa trata-se de uma ação que muito contribuirá para melhoria de vida da população dessa localidade”, explicou.

Além do Secretário Raimundo Nonato, estiveram presentes no ato do peixamento, a Engenheira de Pesca, Renata Vale Paulino, e o Presidente da Associação de Atalho, Pelágio. Atalho foi a primeira comunidade do semiárido a receber o sistema na região. A Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce de Atalho deverá ser inaugurada em Julho deste ano.


Programa

O Programa Água Doce é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, e visa estabelecer uma política pública de acesso à água potável em comunidades do semiárido brasileiro que têm dificuldades em consumir o bem natural. O Programa trabalha com a recuperação e instalação de aparelhos dessalinizadores que transformam água salobra de poços artesianos em água potável.  Em localidades onde a vazão do poço permite a sustentação do sistema produtivo baseado nos efluentes da dessalinização, desenvolvido pela Embrapa Semiárido, são instalados dois tanques de 300m³, para criação de tilápias, e  outro reservatório que servirá para irrigar 1ha plantado com erva sal. Essa espécie tem bom potencial forrageiro. Com elas, os agricultores beneficiados com as Unidades Demonstrativas do PAD produzem silagem e feno para oferecer a bovinos, caprinos e ovinos em dias de pouca pastagem natural.

 

Novas ações da SDR

O Secretário Raimundo Nonato aproveitou a oportunidade para informar que os trabalhos de patrolamento nas estradas, já estão em andamento e as vias do transporte escolar são as prioridades. Os trabalhos, segundo o Secretário, estão beneficiando as localidades de Uruás, Pixote, Amargosa, Volta da Carolina, Icozeiro, Jatobá, Gavião, Manga Nova, Barreiros, Salinas, Barra Franca, Cabaceira e Sitio Romão. “Outras localidades serão atendidas com a ação nas próximas semanas”, concluiu.

 

Ascom/PMP

Foto: Farnésio Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *