Confira 5 dicas do Sebrae para aproveitar as vendas de fim de ano

Por: Carlos Humberto –

Por exigência dos protocolos sanitários em decorrência da pandemia, as festas de Natal e Ano Novo serão realizadas, mais uma vez, com restrições. No entanto, uma coisa não muda no Brasil: lojas físicas de shoppings e ruas terão aquele tradicional movimento de pessoas que deixam para fazer suas compras na última hora.

Em Juazeiro, no norte da Bahia, não será diferente e, para facilitar as compras do consumidor, este mês, o comércio funciona em regime especial: às sextas-feiras, as lojas funcionam até as 21; aos sábados, abrem às 9h e fecham às 16h. Dos dias 13 a 23, o comércio funciona das 8h às 21h, e, no dia 24, véspera de Natal, vai estar aberto das 8h às 16h. No dia 25, feriado de Natal, o comércio não funciona, voltando a abrir dos dias 27 a 31, das 9h às 18h.

Representantes do setor estão otimistas com o cenário e, segundo Paulo Fernandes, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), a expectativa é que as vendas cresçam 12% em relação ao ano passado.

Nesse momento de reaquecimento da economia, a unidade Sebrae Juazeiro tem sido um importante suporte para os empreendedores da região, que buscam no serviço o apoio necessário para entender o novo mercado e atender as exigências dos consumidores.

Com o objetivo de orientar o empresariado nessa época tão especial, a gerente adjunta do Sebrae em Juazeiro, Priscila Carla, e o trainee Edlan Santos Amaral, apresentam cinco dicas simples e essenciais que poderão alavancar as vendas neste final de ano. Confira:

  1. Vitrine
    Por qual motivo o cliente deve entrar na sua loja? Seria em razão do atendimento? Do preço? Do produto? Embora todos os pontos citados sejam relevantes, o despertar do interesse do consumidor vem por aquilo que ele vê. Segundo um conhecido adágio popular, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então, promova um diferencial, atraia a atenção dos seus clientes pelo oferecimento de um espaço único, marcante e capaz de impactar positivamente as suas emoções.
  2. Capacitação dos funcionários
    Como anteriormente dito, o Natal é uma excelente oportunidade para o impulso nas vendas da sua empresa, porém sem uma equipe qualificada no atendimento esse potencial tende a ser desperdiçado. Não perca tempo, converse com a sua equipe, deixando as metas para esta data bem claras, buscando capacitá-los para o oferecimento de um serviço de excelência, que garantirá boas vendas.
  3. Redes sociais
    É inegável que as redes sociais desempenham papel importante nas vendas exigindo que o empreendedor esteja sempre antenado em relação às novidades. Neste Natal, busque formas de atrair o cliente para a sua loja, seja por meio de publicações temáticas, seja por meio do patrocínio de postagens. Fixe a marca da sua empresa no coração do cliente e seja lembrado.
  4. Antecedência
    Uma excelente maneira de evitar tumultos é antecipar-se. Postergar indefinidamente a estratégia de atuação no período natalino pode gerar enormes frustrações, impactando negativamente a imagem do seu negócio. Um bom planejamento pode maximizar a sua atuação, diminuindo a margem de riscos, bem como conferindo maior viabilidade para os improvisos.
  5. Política de troca
    A troca de um produto é normalmente justificada pela caracterização de algum vício. Ocorre, no entanto, em alguns períodos festivos assim como no Natal, a compra de presentes para terceiros, especialmente no segmento de vestuário, pode acarretar algumas incompatibilidades. A fim de evitar qualquer aborrecimento posterior com o seu cliente, certifique-se de que as informações quanto à possibilidade ou não de troca foram repassadas com clareza.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *