Dia da Bandeira: …SALVE, LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA! SALVE, SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ!

Neste especial vamos falar sobre a bandeira do Brasil , símbolo de nosso país.

A bandeira nacional como conhecemos hoje foi apresentada ao povo brasileiro em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, justamente para marcar uma nova fase para o país e até hoje comemoramos nesta data o Dia da Bandeira. O modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, ambos com influência política e religiosa neste início da República, e desenhada por Décio Vilares.

Cada cor tem um significado especial: o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, e o branco a paz, já as estrelas representam os estados do país. Há também a inscrição “Ordem e Progresso” no centro, que representa a arrancada concreta e irreversível para o desenvolvimento que nascera com os ideais da República.

Como a bandeira nacional é um dos símbolos mais importantes do país, há algumas regras para ser hasteada, veja só: seu hasteamento deve ser feito pela manhã e ser arriada ao fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.

Ao longo da história do Brasil, tivemos várias bandeiras e vamos conhecer esta cronologia:

Linha do Tempo Bandeiras do Brasil

Bandeira da Ordem de Cristo (1332 – 1651)
Primeira hasteada em solo brasileiro.

Bandeira Real 1500 – 1521)
A primeira do Reino de Portugal, nas naus do descobrimento.

Bandeira de D. João III (1521 – 1616)
Usada no Brasil durante a Colonização

Bandeira do Domínio Espanhol (1616 – 1640)
Bandeira utilizada durante o domínio espanhol em terras portuguesas

Bandeira da Restauração (1640 – 1683)
Bandeira do Reinado de D. João VI, marca o fim do domínio espanhol

Bandeira do Principado do Brasil (1645 – 1816)
Primeiro sinal de presença do Brasil, no campo político mundial, como parte integrante da nação portuguesa.

Bandeira de D. Pedro II, de Portugal (1683 – 1706)
Utilizada no reinado de D. Pedro II, após a morte de D. Afonso VI

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816-1821)

Bandeira do período de D. João VI

Bandeira do Regime Constitucional (1821 – 1822)
Última a tremular no Brasil com traços que lembram Portugal

Bandeira Imperial do Brasil (1822 – 1889)
Marca da emancipação política do Brasil

Bandeira Provisória da República (15 a 19 de Novembro 1889)
Marcou a transição da Monarquia para a República sendo válida por 4 dias apenas

Bandeira Nacional (19 de novembro de 1889 até os dias atuais)

É muito bacana ver nossa bandeira sendo hasteada em diversas partes do mundo em competições, comemorações e outros eventos importantes, não é mesmo?

Curiosidades:

  • Uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada. Deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro;
  • A Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Quando precisa ser substituída, só é arriada quando a nova for hasteada;
  • Em alguns locais, a bandeira deve ser hasteada todos os dias. São eles: palácio da Presidência da República; residência do presidente; Congresso Nacional; nos ministérios; no Supremo Tribunal Federal; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; em repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira etc.;
  • Não é permitido hastear bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado não estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho e posicionada ao lado direito. A exceção é somente para embaixadas e consulados.

(fonte: IBGE Teen)

Dicas de Atividades

Como no Dia da Bandeira há sempre o hasteamento da bandeira e os alunos cantam o hino, é interessante que eles compreendam o que ele quer transmitir, assim, organize uma aula para leitura do hino e sua interpretação, solicitando que os alunos procurem no dicionário termos específicos e possam relacionar com o contexto.

Para os alunos da Educação Infantil, proponha a construção de uma bandeira brasileira através de colagem. Depois discuta com os alunos o significado da bandeira e de suas cores.

Para os alunos do Ensino Médio vale é importante contextualizar a inscrição “Ordem e Progresso” no centro da bandeira, abordando sua origem no positivismo de August Comte. Para trabalhar o tema você pode orientar uma pesquisa sobre esse sistema filosófico e a influência que teve no Brasil daquela época.

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