Semana da Tecnologia apresenta experiências exitosas e inovadoras das Escolas Municipais de Petrolina

O incentivo para que os alunos desenvolvam interesse pelos estudos é um trabalho que vem motivando os professores da rede municipal de Petrolina a buscar novas formas de mediar a construção do conhecimento.

Na era digital uma grande “ferramenta” tem deixado as aulas mais eficientes e dinâmicas no município, é o ensino com a utilização de novas tecnologias, através de atividades inovadoras e metodologias ativas realizadas pelos educadores.

Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu a 10ª Semana da Tecnologia na Educação. A ação teve o objetivo de apresentar as pesquisas e projetos das Universidades da região (UPE, UNEB, UFPE, UNEB e IF Sertão) e as várias experiências exitosas dos docentes na perspectiva de uma educação 4.0 em Petrolina.

Durante o evento, que foi realizado no formato online através do canal no Youtube da Escola do Saber, foi apresentado o projeto ‘Santa Escuta-Podcas’t, desenvolvido com os alunos da EJA. Os participantes também puderam conhecer o trabalho da Escola Municipal Professora Eliete Araújo, que elencou as possibilidades de uso de aplicativos virtuais como ferramenta pedagógica. O IF Sertão também compartilhou com a rede o projeto ‘Empreendedorismo e as Tecnologias digitais na Economia 4.0’, desenvolvido em Escolas Municipais de Petrolina.

Um dos projetos que ganhou destaque durante a Semana de Tecnologia foi o “Eletiva Xeque-Mate no Inglês: a gamificação no desenvolvimento das habilidades comunicativas num modelo interdisciplinar”, realizado com uma das turmas do 8º ano da Escola de Tempo Integral Juarez Clemente Canejo. Nesse projeto, os alunos aprenderam sobre a importância do uso de games de modo pedagógico, e como um facilitador da aprendizagem, além de algumas ferramentas tecnológicas para criação de games com uso da Língua Inglesa. Ao final do projeto, os jovens criaram objetivos para cada game e produziram, em forma de link, um jogo e glossário em inglês. A produção ficou exposta como um portfólio num mural padlet.

Para a coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação de Petrolina, Arlete Gouveia, o evento foi muito importante por possibilitar, a rede municipal, conhecimento e experiências para a construção da Educação 4.0. “O mundo mudou e com ele o modo de nos relacionarmos com as pessoas e o ambiente também. Por isso, é importante considerar o papel dos estudantes nesse contexto e o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação e assim impactar positivamente a aprendizagem e a vida dos alunos na escola. A Prefeitura de Petrolina tem buscado colocar em prática o projeto de modernização tecnológica na rede municipal, através de diversos investimentos visando melhorar ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, finalizou Arlete.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *